Mamão + Laranja + Iogurte Desnatado = Sobremesa saudável, leve e nutritiva ;)

sobremesa_dianasaid

Desde criança, (graças a Deus e à essencial sabedoria dos meus pais), minha alimentação sempre foi muito saudável e abundante em frutas, legumes e verduras.

Dificilmente minha mãe preparava uma refeição com produtos industrializados, e toda vez que a gente dizia que queria comer um doce ou algo diferente, ela falava: passa mão numa laranja e vai chupar. (kkkkkkkkkkkk A-D-O-R-O!! E não vejo a hora de poder falar essa mesma frase para os meus filhos!!!)

Enfim! Basicamente, foi assim que com o passar dos anos, eu aprendi a apreciar as frutas e incorporá-las à minha dieta diária! 😀

ingredientes

E o que quero dividir com vocês no post de hoje é exatamente isso: não uma receita boba (porque isso ela é mesmo.rss), mas um princípio que se trabalhado regularmente, pode te ajudar a reeducar o seu paladar, e melhorar a qualidade da sua alimentação de todos os dias.

Trocando em miúdos, este princípio seria nada mais do que consumir frutas em pares, aproveitando o máximo de seu conteúdo, numa pequena refeição que contenha diferentes nutrientes que vão te satisfazer por mais tempo.

Para efeito de ilustração, estou usando o mamão e a laranja que, para o meu paladar, são duas frutas que super combinam e se complementam, devido às suas propriedades e características de sabor: a laranja é mais cítrica e ácida, enquanto o mamão já é mais docinho e até açucarado demais quando está bem maduro.

info_nutricionais

O iogurte desnatado entra nesta “receita” como uma excelente fonte de proteínas e cálcio, de baixo teor calórico e baixo percentual de gordura, que também funciona como um veículo interessante para misturar as duas frutas e deixá-las mais atraentes para nosso consumo (sim, a gente come com os olhos). 😛

Sendo assim, dentre os mais diversos benefícios, esta brincadeira está oferecendo para seu corpo:

– Os carboidratos das duas frutas, somados às proteínas do iogurte e às fibras do bagaço da laranja.

– O suco da laranja que é super hidratante (por isso gosto de consumir essa “sobremesa” depois do treino para repor água e energia).

– Os antioxidantes do mamão para combater os radicais livres, e suas enzimas maravilhosas para o bom funcionamento do intestino.

E principalmente: aquela sensação gostosa de saciedade e bem-estar e não de empanzinamento.

passo-a-passo1

Como o iogurte desnatado não tem gosto de nada, eu separo o suco de uma laranja e misturo com meio pote do iogurte, para dar sabor. Pode ser que para o seu paladar, esta combinação ainda precise de mais doce, por isso, minha sugestão é acrescentar um pouco de mel ou, se você preferir, algumas gotinhas de adoçante. (Lembrando que as quantidades e ingredientes ficam a critério do seu gosto e paladar.)

passo-a-passo2

Depois de misturar o suco com o iogurte, eu despedaço o bagaço da laranja com a mão mesmo e acrescento o mamão picado em cubinhos bem miúdos, e….. voilá! Nossa sobremesa está pronta!

final3

Você pode inclusive já deixar várias porções como esta preparadas na geladeira (protegidas com tampa ou plástico filme) para ir consumindo ao longo da semana – ou ainda – você pode congelar tudo isso e depois bater no liquidificador com um pouquinho de leite desnatado, para fazer um delicioso smoothie. 😀

final2

Minha idéia de usar a laranja é também voltada para o esforço que citei acima de educar o meu paladar a “gostar” de alimentos com menos doce (já que ela é cítrica e ácida)… Porque inclusive, a partir dessa educação, a gente passa  a cortar o açúcar de uma série de outros alimentos e bebidas como cafés, chás e sucos, que às vezes são consumidos com uma quantidade tão excessiva de doce que chega até a descaracterizar o seu sabor original.

Ah! De preferência, varie as frutas ao longo da semana, pra que assim seu corpo se beneficie da extensa gama de vitaminas e nutrientes presentes nessas “balinhas” da natureza que são as frutas! (palavras do meu marido! rss)

Espero que essas dicas te ajudem a se convencer e a se esforçar por uma alimentação mais natural e saudável 😉

Beijo grande e me contem nos comentários o que acharam! =***

Anúncios

13 pensamentos sobre “Mamão + Laranja + Iogurte Desnatado = Sobremesa saudável, leve e nutritiva ;)

  1. Amei a receita!!Assim como vc desde pequena fui acostumada a comer frutas,nunca foi um sacrifício pra mim!=]
    Com certeza vou fazer!

    Beijos

  2. Olá Diana! Achei bem interessante sua dica,fiz hoje e… amei! É muito bom! Finalmente uma coisa gostosa e saudável, valeu pela dica. Amo seus textos, Que Deus continue te iluminando sempre porque através de ti muitas pessoas são abençoadas.

  3. Ooi Linda!
    Adorei a super dica.Estou tentando reeducar minha alimentação e estepost me ajudou bastante. Tenho tentado comer de 3/3hs e aumentei minha ingesta de água. Infelizmente, não tenho o hábito de comer frutas, mas estou tentando ontroduzí-las aos poucos no meu dia a dia. Tenho 24 anos, minha avó vai passar essa semana por 2 cirurgias cardíacas para desobstrução de vasos. Por isso, a um tempo venhotentando mudar meus conceitos e meus hábitos de vida… Aos 24 anos resolvi “cuidar do meu coração”, antes tarde do que nunca! rsrs

    Beijão
    =***

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s