Ainda que de maneira inconsciente, a maioria das pessoas costumam direcionar suas vidas segundo o ritmo e os paradigmas mais previsíveis da sociedade: crescer, estudar, passar no vestibular, ter o diploma de curso superior, namorar, casar (e casar “bem”), comprar casa, carro, ter filhos, comprar uma casa maior, trocar o carro por um carro melhor, conquistar o primeiro milhão… e, claro, ensinar os filhos pra que também cresçam, estudem, passem no vestibular, etc, etc, etc, etc…
E a gente até poderia dizer que este modelo é pura e exclusivamente ocidental, quando na verdade, todos os gêneros de sociedades do mundo inteiro imprimem seus próprios modelos de sucesso, a partir de suas histórias e representações simbólicas. Ou seja: mesmo que possa assumir formas específicas de acordo com os traços sócio-culturais de uma época e de um povo, o sucesso é um valor universal.
A ele se resume a existência humana, e a falta dele implica em seu antônimo e arquirrival: o fracasso.
Porque ninguém quer fracassar. E a idéia do fracasso é tão assustadora, que muitos chegam a desejar (e a consumar) sua própria morte para se livrarem dessa experiência tão terrível.
Seria como dizer que, ao invés de o homem ser corpo, alma e espírito, ele agora se define por corpo, alma, espírito e sucesso. De modo que, quando qualquer uma dessas variáveis se dissipa, a existência do homem chega ao fim.
É triste dizer, mas através da disseminação do evangelho humanista, o sucesso foi torpemente incorporado à lista de princípios cristãos: que são aqueles princípios eternos que devemos perseguir, aperfeiçoar, praticar e desenvolver para termos comunhão plena com Jesus em Seu Reino, e para cumprirmos a Sua boa e agradável vontade hoje e na eternidade.
– E por que o sucesso passou a fazer parte dos princípios cristãos?
Porque a ele estão atreladas as principais noções de felicidade. E como todos (inclusive muitos cristãos) concordam que “o-que-importa-na-vida-é-ser-feliz”, de repente o princípio de sucesso passou a ser tão legítimo quanto o princípio de felicidade.
E tem coisa mais “divina” do que a felicidade? Logo, tem coisa mais divina do que o sucesso? Logo, tem coisa mais divina do que viver pra trocar de carro todo ano? Logo, tem coisa mais divina do que viver pra “juntar” o primeiro milhão antes dos 30? Logo, tem coisa mais divina…
Gente, isso é silogismo falso. Esta história de “Deus-te-criou-pra-ter-sucesso” é muito distorcida, e potencialmente enganosa, fora de contexto. Porque o projeto original de Deus para o homem sempre esteve alicerçado na simplicidade e suficiência do Seu amor e da Sua vontade.
Nós fomos originalmente criados para sermos amigos de Deus, segundo o Seu coração. E podemos até experimentar o “sucesso” como consequência inevitável de quem se dedica a fazer tudo no melhor padrão de excelência e diferencial para agradar ao coração de Seu criador… mas não como um direito a ser reivindicado.
O sucesso não é direito nosso. O que também não significa dizer que estamos fadados ao fracasso, à inferioridade e à marginalização. Até por que, as coisas de Deus são sempre maiores e superiores à qualquer outra coisa.
Somos capacitados, motivados, excelentes e realizadores de grandes feitos, não para atingirmos um status de sucesso, ou um nível de aprovação e reconhecimento do mundo. Sobretudo porque o sucesso e o reconhecimento do mundo inteiro é muito pouco. É NADA comparado com a eternidade.
Não buscamos o sucesso porque ele simplesmente não serve como alvo.
O alvo tem que ser eterno… e o sucesso na eternidade tem o mesmo valor de uma nota de 50 cruzeiros: nenhum.
Jesus é o centro. E seu mandamento pra nós não foi: “busque a felicidade” ou “busque o sucesso”. Seu mandamento pra nós foi: “busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e todo o resto te será acrescentado”.
E nossa felicidade é esta e não tem outra: que temos quem nos ama incondicionalmente, que supre todas as nossas necessidades (inclusive as materiais), que conhece e direciona nossos sonhos para um nível muito maior e melhor, que nos ensina, nos molda, nos capacita para vencermos os inimigos, e, principalmente, nos escolhe para passarmos a eternidade ao Seu lado.
Diante disso, quem precisa de sucesso? 🙂
Sucesso, sucesso, sucesso… sucesso tem a ver com muito dinheiro. (É isso que me vem a cabeça) Essa pressão da sociedade em ser bem sucedido, me desanimou no inicio desse ano e até desisti da faculdade. Nesse tempo de “folga” pensei que meu sucesso não é o que os outro veem de mim, mas o que Deus vê em mim. Voltei pra faculdade pq tenho certeza que foi Deus quem me colocou alí dentro (Federal não é pra qualquer um, rsrs). Tô crendo que meu sucesso é me sentir bem, fazer o Senhor feliz. Amei o texto, foi como um salva-vidas no meio do oceano. bjs. ;*
Ei, Valéria!! Você disse tudo: “sucesso é o que Deus vê na gente”. Se a gente vivesse essa realidade pelo menos um pouco, com certeza levaríamos uma vida mais leve e gostosa!
Fico muito feliz que você tenha voltado pra faculdade!! Se você crê que foi Ele quem te colocou ali, mais um motivo para fazer tudo com excelência e diferencial!! Parabéns e um grande beijo no seu coração!! =**
“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” – Augusto Cury
Hi Diana!
Desde que te encontrei nunca mais te larguei!Te admiro como ser humano,como mulher,como amiga,como minha companheira e conselheira.E que bons conselhos voce sempre da!Sua visao da vida terrena e da eternidade e principalmente onde voce “foca” seu objetivo fizeram com que eu me identificasse com a sua pessoa!Tenho so que lhe agradecer e agradecer a Deus por ter a oportunidade de conhece-la e saber que voce com seus videos,com suas palavras e sabedoria consegue fazer a diferenca no meio de tantas!Que Deus continue te abencoando e te dando sabedoria e discernimento!
Have a nice day every day!Hugs!
Olá, Alessandra!! Muito obrigada pelo seu carinho e pelas palavras deste comentário 🙂 Fico realmente muito feliz e emocionada!
Que Deus te abençoe também, e espero sempre te ver por aqui ❤ Bjkas!! =**
Amei o texto ,muito bom mesmo
e como sempre te adimiro muito e
espero que Deus te ilumine sempre
pra vc continuar aqui com a gente
falando sempre uma palavra de esperança
pra quem já tinha dezistido
bjs Deus te abençoe sempre !!!!!!
Amém, Miriam!!! Que Deus possa usar todos nós, cada um segundo o talento que lhe foi dado 🙂
Beijo no seu coração, querida!! =**
Olá querida Diana, que belas palavras. Durante anos fui viciada nesta palavrinha tão saborosa (ainda que momentaneamente), porém de tão má digestão (se não bem dosada). O sucesso profissional foi meu grande foco…até que conheci uma Pessoa que mudou meu modo de encarar a vida e através dessa Pessoa hoje sucesso é para mim encerrar meu dia e saber que fiz tudo para as pessoas como se fosse para Ela, para Jesus, é vencer o bom combate, negando meu eu, por fazer o que Lhe agrada. Ambição é poder ser chamada não apenas serva, mas Sua amiga.
Diana, que Deus continue contigo, te abençoando e que vc continue sendo bênção na vida de muitos. Um grande abraço.
Olá, querida Izabel!! 🙂
Sua definição de sucesso realmente faz toda a diferença pra quem deseja levar uma vida leve e gostosa, como disse a Valéria… Com certeza, agradar ao Senhor e viver como Seus amigos, deve ser o foco e esforço do nosso coração!
Deus abençoe você também, e um beijo carinhoso pra você!!! ❤
Olá Diana,
gostei muito do texto. Realmente neste mundo tudo conspira para esquecermos as coisas que importam de verdade.
Ah, reparei que você mudou o “visual” do blog, e atualizou sua idade para 26 anos… Se você fez aniversário recentemente, parabéns! 🙂
Abraço!
Ei, Liana! Fico feliz que tenha gostado do texto 🙂
E fico mais feliz ainda por ter notado que mudei o visual do blog :))))))))
Quanto à minha idade, eu já fiz aniversário em novembro, e só agora lembrei de trocar a idade na minha descrição!! #aloka rsss
Obrigada pelo seu carinho e um beijo grande! =**
Diante disso, quem precisa de sucesso? NIGUEEEEEMMMM
Amo demais seus textos… 🙂
Obrigada pelo carinho, Cristina :)))))))
ADORO SUAS REFLEXÕES, PENSO QUE VOCÊ AS ESCREVE PARA MIM!!!rsss
ME DEPARO A MUITOS ASSUNTOS QUE ME DEIXAVAM COM DUVIDAS A RESPEITO, SEM SABER ONDE PROCURAR UMA LUZ OU UM GUIA, E SEMPRE ENCONTRO essas RESPOSTAS AQUI!!! VC ÉUMA PESSOA ABENÇOADA POR DEUS, POR CONSEGUIR PASSAR UM ENTENDIMENTO DA PALAVRA “DELE” PELA SUA PALAVRA OU PELO SEUS VIDEOS. PARABENS! ADORO TUDO O QUE VC POSTA E ME IDENTIFICO MTO. BJO E MTO OBRIGADA PRO DIVIDIR CONOSCO ESSE DOM!