Quer ter sucesso? Pergunte-me como! (#sóquenão)

Ainda que de maneira inconsciente, a maioria das pessoas costumam direcionar suas vidas segundo o ritmo e os paradigmas mais previsíveis da sociedade: crescer, estudar, passar no vestibular, ter o diploma de curso superior, namorar, casar (e casar “bem”), comprar casa, carro, ter filhos, comprar uma casa maior, trocar o carro por um carro melhor, conquistar o primeiro milhão… e, claro, ensinar os filhos pra que também cresçam, estudem, passem no vestibular, etc, etc, etc, etc…

tfpjt

E a gente até poderia dizer que este modelo é pura e exclusivamente ocidental, quando na verdade, todos os gêneros de sociedades do mundo inteiro imprimem seus próprios modelos de sucesso, a partir de suas histórias e representações simbólicas. Ou seja: mesmo que possa assumir formas específicas de acordo com os traços sócio-culturais de uma época e de um povo, o sucesso é um valor universal.

A ele se resume a existência humana, e a falta dele implica em seu antônimo e arquirrival: o fracasso.

Porque ninguém quer fracassar. E a idéia do fracasso é tão assustadora, que muitos chegam a desejar (e a consumar) sua própria morte para se livrarem dessa experiência tão terrível.

Seria como dizer que, ao invés de o homem ser corpo, alma e espírito, ele agora se define por corpo, alma, espírito e sucesso. De modo que, quando qualquer uma dessas variáveis se dissipa, a existência do homem chega ao fim.

Success-image

É triste dizer, mas através da disseminação do evangelho humanista, o sucesso foi torpemente incorporado à lista de princípios cristãos: que são aqueles princípios eternos que devemos perseguir, aperfeiçoar, praticar e desenvolver para termos comunhão plena com Jesus em Seu Reino, e para cumprirmos a Sua boa e agradável vontade hoje e na eternidade.

– E por que o sucesso passou a fazer parte dos princípios cristãos?

Porque a ele estão atreladas as principais noções de felicidade. E como todos (inclusive muitos cristãos) concordam que “o-que-importa-na-vida-é-ser-feliz”, de repente o princípio de sucesso passou a ser tão legítimo quanto o princípio de felicidade.

E tem coisa mais “divina” do que a felicidade? Logo, tem coisa mais divina do que o sucesso? Logo, tem coisa mais divina do que viver pra trocar de carro todo ano? Logo, tem coisa mais divina do que viver pra “juntar” o primeiro milhão antes dos 30? Logo, tem coisa mais divina…

Gente, isso é silogismo falso. Esta história de “Deus-te-criou-pra-ter-sucesso” é muito distorcida, e potencialmente enganosa, fora de contexto. Porque o projeto original de Deus para o homem sempre esteve alicerçado na simplicidade e suficiência do Seu amor e da Sua vontade.

istock_000005877954xlarge-copy

Nós fomos originalmente criados para sermos amigos de Deus, segundo o Seu coração. E podemos até experimentar o “sucesso” como consequência inevitável de quem se dedica a fazer tudo no melhor padrão de excelência e diferencial para agradar ao coração de Seu criador… mas não como um direito a ser reivindicado. 

O sucesso não é direito nosso. O que também não significa dizer que estamos fadados ao fracasso, à inferioridade e à marginalização. Até por que, as coisas de Deus são sempre maiores e superiores à qualquer outra coisa.

Somos capacitados, motivados, excelentes e realizadores de grandes feitos, não para atingirmos um status de sucesso, ou um nível de aprovação e reconhecimento do mundo. Sobretudo porque o sucesso e o reconhecimento do mundo inteiro é muito pouco. É NADA comparado com a eternidade.

ITW

Não buscamos o sucesso porque ele simplesmente não serve como alvo.

O alvo tem que ser eterno… e o sucesso na eternidade tem o mesmo valor de uma nota de 50 cruzeiros: nenhum.

Jesus é o centro. E seu mandamento pra nós não foi: “busque a felicidade” ou “busque o sucesso”. Seu mandamento pra nós foi: “busque em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça, e  todo o resto te será acrescentado”.

E nossa felicidade é esta e não tem outra: que temos quem nos ama incondicionalmente, que supre todas as nossas necessidades (inclusive as materiais), que conhece e direciona nossos sonhos para um nível muito maior e melhor, que nos ensina, nos molda, nos capacita para vencermos os inimigos, e, principalmente, nos escolhe para passarmos a eternidade ao Seu lado.

Diante disso, quem precisa de sucesso? 🙂

Anúncios

13 pensamentos sobre “Quer ter sucesso? Pergunte-me como! (#sóquenão)

  1. Sucesso, sucesso, sucesso… sucesso tem a ver com muito dinheiro. (É isso que me vem a cabeça) Essa pressão da sociedade em ser bem sucedido, me desanimou no inicio desse ano e até desisti da faculdade. Nesse tempo de “folga” pensei que meu sucesso não é o que os outro veem de mim, mas o que Deus vê em mim. Voltei pra faculdade pq tenho certeza que foi Deus quem me colocou alí dentro (Federal não é pra qualquer um, rsrs). Tô crendo que meu sucesso é me sentir bem, fazer o Senhor feliz. Amei o texto, foi como um salva-vidas no meio do oceano. bjs. ;*

    • Ei, Valéria!! Você disse tudo: “sucesso é o que Deus vê na gente”. Se a gente vivesse essa realidade pelo menos um pouco, com certeza levaríamos uma vida mais leve e gostosa!

      Fico muito feliz que você tenha voltado pra faculdade!! Se você crê que foi Ele quem te colocou ali, mais um motivo para fazer tudo com excelência e diferencial!! Parabéns e um grande beijo no seu coração!! =**

  2. “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” – Augusto Cury
    Hi Diana!
    Desde que te encontrei nunca mais te larguei!Te admiro como ser humano,como mulher,como amiga,como minha companheira e conselheira.E que bons conselhos voce sempre da!Sua visao da vida terrena e da eternidade e principalmente onde voce “foca” seu objetivo fizeram com que eu me identificasse com a sua pessoa!Tenho so que lhe agradecer e agradecer a Deus por ter a oportunidade de conhece-la e saber que voce com seus videos,com suas palavras e sabedoria consegue fazer a diferenca no meio de tantas!Que Deus continue te abencoando e te dando sabedoria e discernimento!
    Have a nice day every day!Hugs!

    • Olá, Alessandra!! Muito obrigada pelo seu carinho e pelas palavras deste comentário 🙂 Fico realmente muito feliz e emocionada!
      Que Deus te abençoe também, e espero sempre te ver por aqui ❤ Bjkas!! =**

  3. Amei o texto ,muito bom mesmo
    e como sempre te adimiro muito e
    espero que Deus te ilumine sempre
    pra vc continuar aqui com a gente
    falando sempre uma palavra de esperança
    pra quem já tinha dezistido
    bjs Deus te abençoe sempre !!!!!!

  4. Olá querida Diana, que belas palavras. Durante anos fui viciada nesta palavrinha tão saborosa (ainda que momentaneamente), porém de tão má digestão (se não bem dosada). O sucesso profissional foi meu grande foco…até que conheci uma Pessoa que mudou meu modo de encarar a vida e através dessa Pessoa hoje sucesso é para mim encerrar meu dia e saber que fiz tudo para as pessoas como se fosse para Ela, para Jesus, é vencer o bom combate, negando meu eu, por fazer o que Lhe agrada. Ambição é poder ser chamada não apenas serva, mas Sua amiga.
    Diana, que Deus continue contigo, te abençoando e que vc continue sendo bênção na vida de muitos. Um grande abraço.

    • Olá, querida Izabel!! 🙂

      Sua definição de sucesso realmente faz toda a diferença pra quem deseja levar uma vida leve e gostosa, como disse a Valéria… Com certeza, agradar ao Senhor e viver como Seus amigos, deve ser o foco e esforço do nosso coração!

      Deus abençoe você também, e um beijo carinhoso pra você!!! ❤

  5. Olá Diana,

    gostei muito do texto. Realmente neste mundo tudo conspira para esquecermos as coisas que importam de verdade.

    Ah, reparei que você mudou o “visual” do blog, e atualizou sua idade para 26 anos… Se você fez aniversário recentemente, parabéns! 🙂

    Abraço!

    • Ei, Liana! Fico feliz que tenha gostado do texto 🙂

      E fico mais feliz ainda por ter notado que mudei o visual do blog :))))))))

      Quanto à minha idade, eu já fiz aniversário em novembro, e só agora lembrei de trocar a idade na minha descrição!! #aloka rsss

      Obrigada pelo seu carinho e um beijo grande! =**

  6. ADORO SUAS REFLEXÕES, PENSO QUE VOCÊ AS ESCREVE PARA MIM!!!rsss
    ME DEPARO A MUITOS ASSUNTOS QUE ME DEIXAVAM COM DUVIDAS A RESPEITO, SEM SABER ONDE PROCURAR UMA LUZ OU UM GUIA, E SEMPRE ENCONTRO essas RESPOSTAS AQUI!!! VC ÉUMA PESSOA ABENÇOADA POR DEUS, POR CONSEGUIR PASSAR UM ENTENDIMENTO DA PALAVRA “DELE” PELA SUA PALAVRA OU PELO SEUS VIDEOS. PARABENS! ADORO TUDO O QUE VC POSTA E ME IDENTIFICO MTO. BJO E MTO OBRIGADA PRO DIVIDIR CONOSCO ESSE DOM!

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s