A terceira resposta de Deus – #quemnunca

Quem nunca se viu diante de uma simples bifurcação, ou de um cruzamento complexo que apresentasse no mínimo quatro possibilidades – entre seguir, tomar a direita, tomar a esquerda ou simplesmente voltar por onde veio –  não sabe o que é precisar tomar uma decisão forçada e artificial.

Forçada porque o trânsito precisa fluir independente da *escolha* de direção do motorista; e artificial porque o fato de ele ter tomado uma aparente *decisão*, não significa que  1) ele sabe o que está fazendo, ou 2) ele sabe onde aquele rumo tomado vai dar.

Porque, veja bem, decidir não implica em necessariamente ter certezas ou garantias. No fundo, a gente se limita a executar uma sequência de movimentações ou manobras muito inseguras, mas muito necessárias a um momento aparentemente  *decisivo* e específico da vida.

Em muitas destas situações, a sensação que temos é que estamos diante de uma grande platéia espectadora, pronta para vaiar ou aplaudir a postura e direção que vamos tomar naquele momento *decisivo*. (Como se *tomar uma decisão* já não fosse difícil o suficiente, precisamos ainda tomar a decisão CERTA.)

E mesmo que muitas pessoas sejam sinceras de coração e acabem buscando uma resposta clara e objetiva de Deus para saberem como tomar suas decisões, até assim, diante de uma fonte rica e suprema, às vezes continua sendo difícil e misterioso demais conseguir compreender ou interpretar uma resposta.

Infelizmente, a gente não sabe pedir… A gente impõe. Impõe a Deus uma série de condições, e um número restrito de alternativas pra que Ele, depois de assumir sua forma mágica de *dado da sorte*, faça uma escolha em nosso lugar. A gente fala: Senhor, eu devo seguir, ir pra direita, ir pra esquerda, ou voltar por onde eu vim? É sim ou não? É A ou B?

Quando na verdade, existe uma terceira resposta que ninguém quer ou gosta de ouvir: ESPERA!

Já falei isto em vários outros posts, mas acredito que vocês não se importarão se eu repetir: Deus não é biscoitinho chinês. Deus não é amuleto da sorte. Deus não precisa escolher entre uma das alternativas que apresentamos a Ele. Deus não precisa se limitar a nada e nem ninguém.

Porque o esperar Nele é diferente de simplesmente *não fazer nada*. Esperar não é *não fazer nada*. Esperar é uma DECISÃO tão ou mais consciente do que seguir, virar à direita, virar à esquerda ou voltar por onde veio.

Jesus esperou! Em diversos momentos de Sua vida, Ele se viu diante de situações em que poderia perfeitamente ter manifestado o Seu poder, feito e acontecido. Ao contrário, Ele dizia calmamente: Ainda não é chegada a minha hora.

Em absoluto, Ele não estava parado, marginalizado, inerte, apático, ou esperando a vida passar… Ele estava obedecendo o tempo  designado pelo Pai. Esperar também é obedecer, também é um *pedaço* deste caminho.

E, infelizmente, esta sociedade não celebra ou premia os que esperam. Os que esperam são tidos como os fracassados, incompetentes e ignorantes. Mas Jesus não foi nenhum fracassado, incompetente ou ignorante… e mesmo assim Ele esperou. E eu não nasci pra imitar a homens ou suas atitudes. Eu quero ser como Jesus que ao esperar, obedeceu, e ao obedecer, tudo se cumpriu em sua totalidade.

Apresente a Deus a sua causa, mas sem Lhe impôr as alternativas… Permita que Ele exerça a Sua liberdade de agir como quiser e surpreender a Seus filhos. E não se frustre se a resposta que Ele tiver pra você hoje for *esperar*, porque esperar é verbo transitivo direto, e quem espera, espera algo ou alguém =)

Anúncios

26 pensamentos sobre “A terceira resposta de Deus – #quemnunca

  1. Obrigado por postar essa palavra, estou passando por esses momentos que devo esperar, e viver os planos de Deus e não os meus, não esta sendo fácil mas, creio que seus palnos são melhores que o meu 😀

  2. Poxa, tenho orado muito exatamente sobre isso, penso que talvez seja até uma resposta de Deus pra mim. Eu sempre fui muito ansiosa pra realizar meus planos e decisões e tenho pedido muito pra saber a direção certa já que daqui a pouquinho vou sair do colégio e tenho mil alternativas a seguir… mas agora eu sei que tenho que ter paciência e saber esperar mais um pouco. Obrigada viu, Deus te abençoe muito!

  3. ”E não se frustre se a resposta que Ele tiver pra você hoje for *esperar*,”

    Isso quando a resposta é TUDO, menos a “opção” que você desejava, e tem gente que fica revoltada, mas com o tempo se conforma/aceita, ou não.

    • Se a pessoa se dispôs a viver os planos de Deus (de forma espontãnea, porque Ele não força ou obriga) certamente ela não ficará revoltada com Sua resposta, haja vista que a vontade de Dele é boa, perfeita e agradável.

  4. Senti como se fosse um sinal de Deus para mim através de suas palavras, sou muito ansiosa, e acabei de sair do Ensino Médio, e não pretendo fazer faculdade ano que vem ainda, mesmo sabendo o que quero fazer (arquitetura), e as pessoas ficam me julgando simplesmente porque resolvi esperar e ter certeza sobre os caminhos que quero seguir. Ter um tempo para pensar no futuro, na vida, estar bem comigo mesmo, mas meus pais não entendem, quer que as decisões sejam feitas para ontem, como se o que eu decidisse agora é para a vida toda, sem opção de volta, de mudança de profissão, de mudança de carreira acadêmica, de um futuro melhor. Fico muito preocupada, pois as pessoas pensam que os jovens tem que fazer tudo ao mesmo tempo, ou tudo muito cedo, só porque são jovens e não podem perder tempo em se dedicar nos estudos, e no trabalho.
    Sem dúvida, esse texto foi marcante para mim, e foi um sinal, pois agora sinto, que minhas decisões, mesmo contrariando meus pais, está certa, pois tenho certeza que Deus está preparando uma nova e boa etapa na minha vida, e que não precisa ficar ansiosa ou com pressa, pois vai ser tudo no tempo de Deus para que a meus planos e minha vida profissional seja traçada junto com os planos de Deus.

    Abraços.
    Carol, 17 anos.

  5. Sabias palavras! O segredo da vitória é esperarmos em Deus e confiar nele. Não é uma tarefa fácil, mas depende somente de nós. Há vários exemplos na bíblia de pessoas que não souberam esperar em Deus e se deram mal por isso, mas, bem como você afirmou, devemos nos espelhar em nosso amado mestre Jesus.
    Parabéns Said, Jesus te ama muitoooooooo!

  6. Quantas vezes na vida não passamos por isso? Estou passando por isso agora…é uma esperança que surge não sei de onde, pois parece que, a esperança em questão, deveria ter acabado, por não ter dado certo, mas ainda assim, continuo a esperar. Assim como a esperança que não morre, nem com o fim. Não quero insistir e nem impor nada a Deus, estou esperando, também não consigo entender de tanta esperança, mas ela está aqui e viva. Por mais que peço para que se não for da vontade dEle, que tire isso de mim, mas ela insiste em ficar. E isso pode significar tantas coisas, 1) Ou não chegou a hora de Ele tirar a esperança, ou 2) A esperança vai se concretizar se eu esperar nEle, ou 3) é uma forma de aprender a controlar a ansiedade de ver esta esperança concretizar, ou 4) “n” possibilidades… Preciso ter discernimento para saber quando Ele falar comigo. Que seja feita a vontade dele. Amém.

  7. Diana, é uma missão de Deus o que você faz, com tanta naturalidade e clareza. Fazendo a reflexão brotar nos corações de quem precisa… Agradeço e fico muito feliz de ter te “conhecido”. Parabéns e que Deus continue te Abençoando…

  8. Sempre direto ao ponto. Tudo o que você faz me ajuda muuuito, Diana! Obrigada! É só o que tenho a dizer! Muito, muito obrigada! Que Deus te abençoe sempre!

    Beijos,
    Daf

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s