Sanduíche também é comida, e pode ser uma de suas melhores opções fora de casa!

Há algumas semanas, fui convidada para uma reunião de caráter profissional num café bem legal de um dos maiores shoppings daqui de Belo Horizonte. Saí de casa com antecedência e cheguei ao local  com pontualidade, mas, infelizmente, fui surpreendida por um atraso de quase duas horas por parte de quem havia combinado de se encontrar comigo.

Acabei resolvendo esperar, e aproveitei então para dar uma volta no shopping e fazer o que nós mulheres adoramos fazer quando não queremos ou não podemos comprar: bater perna e olhar vitrine 😀

Bastaram os primeiros minutos de andanças pra eu observar um comportamento super curioso que se repetia em todo canto pra onde eu olhava: funcionários de diferentes lojas fazendo – imagino –  seu horário de lanche/break com um salgado na mão e um refrigerante ou suco qualquer.

E foi muito engraçado porque eu simplesmente não conseguia parar de olhar em direção a todos eles! Me senti tão incomodada que cheguei a considerar uma abordagem descontraída de amiga do tipo: #LancheVocêEstáFazendoIstoErrado!

Mas é claro que não fui abordar ninguém, e nem me meter onde não era da minha conta, até porque, fiquei pensando que talvez no entendimento deles, o tempo e o dinheiro disponíveis naquelas circunstâncias, só dariam mesmo para aquele estilo de refeição que inevitavelmente oferece baixo valor nutritivo, e alto valor calórico.

E fiquei pensando mais… Fui além, imaginando como seria a minha vida se eu estivesse na realidade deles, trabalhando num shopping com os horários mais malucos do mundo, e tendo que me virar com pouco tempo e dinheiro para me alimentar fora de casa, todos os dias.

Bom, em primeiro lugar, a pergunta que eu me faria seria exatamente esta: Quão pouco tempo e quão pouco dinheiro? Porque quando eu olho pra um salgado e uma lata de refrigerante comprados num shopping onde tudo – do estacionamento ao MacDonald’s – é bastante caro, estou vendo um investimento de no mínimo R$ 7,00.

Quanto ao tempo, tenho informações de que estes intervalos para lanche em shoppings variam de 15 a 30 minutos, dependendo das políticas de cada empresa. Logo, a estratégia é clara: fazer cortes e eliminar qualquer 1 centavo e 1 minuto mal investidos.

O LANCHE (opção 1: se eu tivesse que comprar)

Pra começar, eu eliminaria a bebida (qualquer uma industrializada de caixinha ou lata) que é indiscutivelmente o pior investimento do lanche: caro, de baixo valor nutricional, e nocivo à saúde.

Daí, pensaria em alternativas compartilhadas com outros colegas pra ter a opção de comprar os alimentos em suas quantidades de gôndola. Exemplo: você não consegue comprar duas fatias de pão integral avulsas no supermercado, mas se você combina com dois ou mais colegas, vocês compram o pacote e todos podem lanchar à vontade e sem culpa.

Partindo deste princípio, eu combinaria de comprarmos os ingredientes abaixo, antes de iniciarmos o expediente, para não desperdiçarmos nenhum minuto do horário de lanche em si com qualquer tipo deslocamento. Poderíamos então fazer estas pequenas compras em qualquer hipermercado do shopping (que também não é tão barato, mas é a melhor das opções disponíveis), e deixá-las guardadas na cozinha/geladeira da empresa:

– 1 pacote de pão integral

– 1 bandeja de queijo branco

– 1 bandeja de peito de peru light

– 1 tomate grande

– 1 banana e 1 maçã pra cada

A idéia de comprar todos os dias as quantidades exatas, ao invés de grandes quantidades para uma semana inteira por exemplo; é de justamente consumir tudo fresco e não ter a preocupação de alguma coisa passar da validade, estragar e acabar indo para o lixo.

Bom, como a hora da refeição é pra mim um momento sagrado, eu me esforçaria para fazer valer cada segundo do meu intervalo. Enquanto preparo o meu sanduíche na cozinha/refeitório da empresa, já vou quebrando o jejum com a banana e maçã. Só aí a gente já ameniza aquela fome voraz e fica com o apetite certo para um ou dois sanduíches. No meu caso, são dois com certeza…rsss

Meu *almoço* seria: o pão integral, 2 rodelas de tomate, 2 fatias de peito de peru e 2 fatias de queijo. Para deixar o pão molhadinho, nada de ketchup e congêneres! Eu geralmente coloco o caldinho que sai do próprio tomate enquanto estamos cortando as rodelas, e fica uma delícia 😉

Se eu sentir sede, eu tomo água, right?

Com esta refeição, além de você gastar menos do que gastaria com o tal salgado e refrigerante, você fica muito bem nutrido e, o mais importante, por mais tempo. Porque depois de duas frutas ricas em fibras e um sanduíche com pão integral (ou dois, no meu caso.rs), você se sente saciado, revigorado e pronto para encarar as horas de trabalho restantes.

Ao passo que com farinha branca e coca-cola no estômago, você se sentiria empanturrado, mole e com vontade de encostar em qualquer canto e dormir por toda a eternidade.

O LANCHE: (opção 2: se eu puder levar de casa)

Esta pra mim é a opção mais ideal! Especialmente porque você pode fazer uma bela compra toda semana, desfrutando dos ótimos preços e promoções dos supermercados e sacolões de bairro 😉

Eu faria sanduíches mais ricos e caprichados com milho, cenoura, rúcula, etc… e levaria as frutas já picadinhas e separadas em seus containers, como se fossem uma salada de frutas mesmo, sabe?

Os sanduíches você pode envolver em papel alumínio e armazenar nestas vasilhinhas próprias pra este tipo de refeição!

Daí você já joga dentro da bolsa: sua garrafinha de água, suas frutas picadinhas, seus sanduíches naturais e se dá conta de que você é capaz de passar um dia inteiro sem comer 2 kilos de produtos industrializados, ou besteiras de confeitarias e lanchonetes!

E se você estiver disposta e engajada: tire uma horinha do seu fim-de-semana para preparar seus sanduíches e frutinhas da semana inteira, conservando-os bem e despreocupadamente na geladeira, e até mesmo no congelador, caso esteja bastante animada para preparar quantidades ainda maiores 😉

Reserve sua cota de salgados, refrigerantes e doces para as festinhas de aniversário dos sobrinhos, encontros com os amigos e outros programas de lazer que são a exceção em nosso cardápio, e não a regra!

Aproveite para mudar este hábito hoje, e passe estas opções pra frente, pra que outras pessoas saibam como é possível comer bem fora de casa, mesmo em situações extremas de pouco tempo em dinheiro!

Viva mais e melhor! Até 😉

Anúncios

12 pensamentos sobre “Sanduíche também é comida, e pode ser uma de suas melhores opções fora de casa!

  1. Perfeito Diana!!! …Estive me lembrando ao ler …de quando eu fiz por conta própria uma reeducação alimentar, onde eu pude perder em 5 meses 8 quilos ,muito bem perdidos, que nunca mais voltaram….e meu lema era simples …nada de comprar comida de rua …o negocio era levar uma pera,maça,ameixa…na bolsa….ou castanha/nozes…(na medida) pra beliscar e não comer “porcaria”..rsrs…eu sei que eu estava um nojo !!!rsrss…e ficava vendo as pessoas com toda aquelas comidas gordurosas…”ensebadas”…rsrs…e ficava questionamento na mente tudo!!!Mas enfim…até minha pele que era óleo puro deu uma melhorada!!…De fato Deus sabe de todas as coisas …e tudo o que vem da natureza ..faz muito bem a saúde…eu de minha parte ..mudaria o cardápio mundial e faria o acesso a essas “comidinhas” quase impossível!!!kkk

    • Muito bem, Leide!! Pequenas medidas, grandes resultados!! Cada um é responsável por seu próprio corpo e saúde, e não deve esperar que uma cultura mude, ou que um governo tome atitudes, para que só então resolva cuidar de si 😉

      Obrigada pelo seu comentário, e continue firme nesta sua proposta!! Beijo grande! =***

  2. Meu primeiro emprego foi no Mc Donald´s. Isso foi uma perdição, pois nosso “almoço” era todo dia o lanche, o refri e a batata. Trabalhei lá 1 ano e 2 meses, folga 1 dia e às vezes 2 dias por semana. Viciei completamente né?? Nunca fui fã de comida saudável e confesso que depois que trabalhei lá a situação só piorou. Agora com 28 anos estou fazendo uma série de tratamento e uma reeducação alimentar. Tenho deficiência de vitaminas A e D, estava com diabetes e colesterol quase no limite. Depois dos exames, agora quase tudo é saudável. Confesso que estou me adaptando. Coca era todo o dia no almoço e na janta, agora cortamos e só tomamos no final de semana e dia de semana ou é água ou suco de laranja. Mas não foi fácil no começo. Nada que a força de vontade e a necessidade não ajudem né?? rsrs… Adorei suas dicas! Hj em dia eu trago almoço pra empresa, sempre faço a noite e esquento aqui, mas é comida saudável mesmo e muuuuuita verdura e frutas (que eu não era muito chegada, rs). Beijoocas

    • Que isso!! Fiquei chocada com este relato! É sério que o McDonald’s serve seu próprio lanche como almoço/jantar para os seus funcionários?? Gente, chama a polícia, o FBI a KGB a CIA!!

      Mas olha, você realmente é uma vencedora! Saiu de um quadro complicado, pra entrar num estilo de vida completamente diferente e saudável! Tá de parabéns mesmo!!

      Eu também já levei muita comida para o trabalho… me economizava tempo dinheiro e principalmente calorias desnecessárias!

      Beijo no seu coração e obrigada pela sua visita, linda!! =***

  3. Diana, estou aprendendo muito com suas dicas. Vc é um exemplo de determinação e disciplina, pois se cuida e fica linda com pouco dinheiro, fazendo tudo em casa. Vc é um exemplo pra mim!Gostaria de mais dicas de moda, combinação de roupas com blazer azul marinho ou blazer da cor melancia. Please!!! Bjo

  4. Diana você escreve muito bem! E o melhor de tudo, escreve sobre assuntos que interessam à todos, gostei muito do seu blog! Beijo, parabéns pelo seu trabalho (:

  5. Olá Diana!!
    Adorei a dica!! Realmente muito útil! Pela correria do dia a dia acabamos optando pelo mais cômodo e não pelo mais saudável e melhor para nós!!!

    Beijoss e sucesso sempre!

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s