GUIA DE SOBREVIVÊNCIA: 11 dicas eficientes para vencer os dias quentes e ensolarados! #sóJesus

Sobreviver é um instinto característico e inerente a todo ser vivo. Digo isto, porque – de fato – se este calor não estiver testando nossa resiliência e capacidade de sobreviver, sinceramente não sei qual outra justificativa atribuir às temperaturas dos últimos dias. 😛

Em BH, o dia de ontem foi apontado como o segundo dia mais quente de toda a história da cidade, desde 1910, perdendo somente para o dia 4/10/1987, que mantém a liderança com 36.9ºC. Ou seja: a sensação térmica, como disse minha amiga Larissa, é semelhante a estar no Deserto do Saara vestindo um conjunto de moletom. Ótima definição!! rsss

Por isso, pessoal, precisamos pensar em alternativas rápidas e eficientes que nos ajudem a sobreviver a estes dias, sem que as temperaturas impactem demais em nossa produtividade e bem-estar.

Eu, por exemplo, sempre penso o corpo humano como um grande motor que, ao se superaquecer, precisa ser refrigerado de alguma maneira, antes que o superaquecimento comprometa a capacidade de este corpo desempenhar suas funções básicas (tipo um veículo automotor mesmo…)

Desta maneira, é importante pensar em soluções que necessariamente vão diminuir a temperatura do corpo, em relação à temperatura do ambiente. Pense gelado 😀

1) Comece o dia com um banho frio! Banho quente ou banho morno não ajudam em absolutamente nada, e só aumentam ainda mais a temperatura do seu corpo, fazendo-o sentir muito mais calor do que sentiria se não tivesse tomado aquele banho.

2) Depois do banho frio, seque as regiões do corpo que estarão em contato com a roupa que você vai vestir, e lembre-se de deixar as partes nuas (braços, pescoço, colo, etc) levemente umedecidas com a água fria do banho. Fazendo isto, você prolonga a sensação de frescor e brisa até que aquelas gotinhas de água se evaporem completamente 😉

Além disso, tente lavar os cabelos todos os dias e sair de casa com as madeixas molhadas! Este truque é excelente para controlar a **refrigeração** do corpo e prolongar por mais algumas horas aquela sensação boa de “acabei de sair de um banho frio!Observação: Contanto que os cabelos sequem completamente até a próxima lavagem, não há problema ou dano algum em lavá-los todos os dias.

3) Quanto ao vestuário adequado pra estes dias, o que posso dizer? Maiô e calção de banho? 😛 Claro que não! É só evitar tecidos muito grossos e escuros que acabam absorvendo mais calor do que as roupas claras… Aliás, o pulo do gato mesmo, é usar roupas e calçados claros, de tecidos leves e furadinhos que permitam a entrada de correntes de ar pelo corpo!

Ou seja: faça como os árabes que naquele calor descomunal, usam túnicas longas que mantem o corpo relativamente refrigerado pelo arzinho que entra por baixo… tendeu?

4) A alimentação e ingestão de bebidas também precisam ser repensadas sob uma perspectiva diferente: substitua as bebidas quentes (chás, cafés, leites, etc) por bebidas geladas, e alimentos refogados e ensopados por alimentos crus e frios como saladas, frutas e legumes. Lembre-se que o objetivo é evitar que o corpo se superaqueça e chegue aquela sensação terrível de calor!

5) A velha e boa garrafinha com água congelada que vai derretendo ao longo do dia, ainda é uma ótima opção para beber água fria o dia inteiro e manter o corpo hidratado. Mas aí, não espere aquela sede assassina bater, para só então tomar um copo gigante de água. Passe o dia bebendo pequenas quantidades de forma proativa, para que não haja impactos bruscos na temperatura do seu corpo… A chave é manter a refrigeração e hidratação do corpo. 

Inclusive, bebidas alcoólicas não valem neste esforço! Lembre-se: o álcool desidrata 😛

6) Como nestes dias mais quentes, a gente transpira muito mais do que o normal, é importante repor aqueles nutrientes que vão embora junto com o suor.

Se você assim como eu não tem frescura, tenho certeza que vai se beneficiar muito com aqueles sucos malucos que misturam legumes com frutas, tipo cenoura com laranja, beterraba com couve, etc… Não precisa inventar moda: é água, frutas e legumes. E pra ficar ainda mais refrescante e interessante, congele as frutas em pedaços, e depois bata-as no liquidificador! Smoothie saudável!!

7) Agora, muito cuidado com os ventiladores e condicionadores de ar. Porque sei que estes benditos geram discórdia e discussão, principalmente no ambiente de trabalho, onde um aparelho central precisa – de forma mágica – atender ao gosto pessoal de dezenas de pessoas diferentes.

Os médicos dizem que a temperatura ideal para um ambiente refrigerado por condicionadores de ar, é de 20 a 22ºC. E a etiqueta diz que aqueles que sentem frio a esta temperatura, devem vestir seus casaquinhos trazidos de casa, ao invés de pedirem que a temperatura do ambiente inteiro seja alterada.

Se devido à ação do ar-condicionado, você acaba sentindo desconforto e ressecamento nos olhos e narinas, leve de casa o seu soro fisiológico e aplique ao longo do dia para manter estas regiões hidratadas e umidificadas. Já no caso dos choques-térmicos, a recomendação é vestir aquele casaquinho básico antes de entrar no ambiente refrigerado 😉

Seguindo estas dicas, você já consegue vencer metade do seu dia, restando somente o momento mais tenso de que se tem notícias num dia muito quente: a hora de dormir.

8) Na minha opinião, quando o assunto é dormir bem no calor, o ideal é a gente agir com algumas horas de antecedência. Arejar o quarto umas horas antes (abrir as janelas, ligar o ventilador, etc), começar a se acalmar, e tomar um banho frio pra não chegar na cama com o corpo fervendo.

9) E ao invés de ficar rolando de um lado para o outro buscando aquela posição perfeita, experimente deitar de barriga pra cima e ficar quietinho até pegar no sono. A conta é simples: quanto mais movimentos você faz, mais atrito você gera com o lençol, e atrito gera calor, e o calor não vai te deixar dormir 😛

10) Tente também evitar lençóis e pijamas sintéticos, porque estes materiais esquentam mais quando comparados com as peças de algodão e linho. (Aliás, que pijama e que lençol, né? Quanto menos roupa e lençol, melhor!!)

11) No mais, a última dica que tenho e que eu e meu marido usamos diariamente aqui em casa, é colocar um som de chuva ambiente no quarto que ajuda a relaxar e acaba simulando aquele temporal de mentirinha que a gente quer TANTO que aconteça! Neste site http://www.rainymood.com/ vocês terão acesso a um som de chuva bem autêntico, durante a noite inteira!

É isso, pessoal! Não se esqueçam do protetor solar SEMPRE, e me contem aqui quais são os truques que vocês usam para sobreviver a estes dias quentes e ensolarados!!

Beijos e até a próxima!! =***

Anúncios

14 pensamentos sobre “GUIA DE SOBREVIVÊNCIA: 11 dicas eficientes para vencer os dias quentes e ensolarados! #sóJesus

    • Ai, Pri!! Aqui em casa meu marido falou a mesma coisa estes dias: “que saudades do frio”! E olha, este calor só está começando……. rsss

      Obrigada pelo comentário, linda!! Beijo no seu coração! =**

  1. AMEIIIIIIIIIIIIIII esse post, a dica da chuva caindo muito legal, vou fazer isso hoje,porque noite passada foi fogo para dormir e ainda teve a historia dos pernilongos que atacam no calor af . BEIJINHOS

    • Carmem, os pernilongos e aqueles bichinhos que ficam voando perto das lâmpadas, são terríveis!! Aqui em casa a gente coloca aqueles remedinhos que vão na tomada, sabe? Ajuda bastante… Se ligar o ventilador, aí não fica um mesmo!!

      Beijo pra você, e até a próxima! =**

  2. Adoreeeeii as dicas como sempre né !!!!!
    o calor aqui em minas está insuportável!!
    já estou moooorrendoooooo de saudades do frio congelante..rsrs

    • ahahah! Parece que tá todo mundo com saudades do frio né, Ray?? Mas não desanima, não! rsss Tente se refrescar e torça pra chover bastante nos próximos dias!! Beijos, linda!! =***

  3. Ótimo post!!Moro em Recife-PE. E aqui está um calor danadooo!
    Muito quente mesmoo!
    Beijoss! Conheci seu blog faz mais ou menos um mês e tô amando suas dicas e seus vídeos são ótimo!!Parabéns!!!

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s