Auto-ajuda, auto-estima, auto-assim, auto-assado… E o evangelho com isto?

Diversos eventos mundiais recentes tem sido enquadrados e interpretados pela comunidade cristã como sinais proféticos do iminente retorno de Cristo. As catástrofes naturais, a implantação do microchip, as guerras no oriente-médio, a suposta queda do império americano… e por aí vão as suspeitas de que todas estas coisas prenunciam a segunda e tão esperada vinda de Jesus, nosso Senhor e Salvador.

E nem é necessário entender tanto assim de escatologia para notar que todos estes sinais são em última análise, manifestações e consequências “aumentadas” de um mundo decaído, maligno, auto-degradante e completamente sem conserto. Ninguém gosta de ouvir ou tocar no assunto,  mas o o mundo não tem jeito.

O mundo é um doente em estágio terminal. Algumas medidas podem até fazer efeito e prolongar o seu tempo em alguns dias, meses e até mesmo anos… Mas tratam-se apenas de paliativos e tratamentos sintomáticos, que não mudam uma vírgula do prognóstico final.

Sendo assim, é natural e esperado que todas as formas de vida manifestas neste mundo também experimentem – em medidas específicas, é claro – as consequências desta tal morte lenta e gradual, que pode ser ainda mais aguda, dolorida e angustiante para nós seres humanos, agentes (inconscientes?) causadores e sofredores das transformações mundiais.

Seria então um cenário mais ou menos assim: através dos movimentos e acontecimentos históricos, o homem cria e consolida uma ordem social/econômica/cultural, cujos valores se orientam pelo individualismo, consumismo, supervalorização do reconhecimento, do sucesso, da prosperidade, da realização, da felicidade e do pai de todos estes valores: o EU.

São livros, palestras, discursos e debates, que além de propagarem uma falsa necessidade de se viver sob o jugo destes valores, ainda se utilizam do evangelho para embasar, legitimar e até mesmo “espiritualizar” seus argumentos. Pronto. Este pra mim é um dos maiores sinais proféticos do fim dos tempos.

Dizer que sucesso, auto-realização, auto-estima e auto-ajuda são as temáticas principais do evangelho, é o mesmo que dizer que o centro do evangelho é o homem, e não Jesus. E talvez seja por isso que atualmente Jesus venha sendo retratado como uma mera figura coadjuvante do evangelho, como no máximo um homem histórico, um grande sábio, pensador ou filósofo que passava por ali naqueles dias e dizia lindas palavras.

Peraí: Jesus era, antes de mais nada, DEUS. Jesus é Deus. E o evangelho – as boas novas – não pode ser resumido a uma literatura motivacional com o exclusivo objetivo de tornar a breve existência do homem sobre a terra, mais “feliz” e “próspera”. Pra isso já existem os biscoitinhos chinês.

Não existe evangelho sem Jesus. Nada do que Jesus propôs pode ser vivido sem o senhorio dEle, fora do Reino dEle. Esta é a condição, a premissa, o pilar, o passaporte, o caminho, a verdade e a vida.

Jesus está às portas e nós ainda estamos dissertando e contemplando o evangelho ao invés de vivê-lo? Cada vez mais, o mundo tem dado seus sinais de morte iminente, e nós ainda estamos falando em ajuntar mais e se apegar mais aos cuidados deste mundo? Jesus está às portas e nós ainda estamos nesta de rachar uma igreja no meio por causa de um versículo, por causa de dia da semana, por causa de roupa?

Vinde e vedes: eis aí o final dos tempos. A rejeição da sã doutrina, este “evangelho” humanista, grotesco e cheio de ensinamentos de independência e de vontade própria.

Porque nossa auto-realização está alicerçada no realizar os planos de Deus que são mais altos, completos e perfeitos.

Para nós, auto-estima não é pre-requisito para amar o próximo, porque nosso alicerce não pode ser um sentimento instável que varia inclusive pela ação dos hormônios. Nós amamos o próximo, independente de qualquer circunstâncias, porque Jesus nos amou primeiro e incondicionalmente, porque Seu amor nos constrange a, no mínimo, amar como Ele ama.

Reconhecimento? Pra nós? Só se for reconhecimento da nossa necessidade vital dEle, do Seu amor, do Seu cuidado, do Seu perdão, da Sua cura…

Prosperidade pra nós é não temer a falta de sustento, ou o dia de amanhã, porque Ele é quem cuida, Ele supre todas as coisas. É saber que nosso Pai é um Deus muito rico que embora se agrade em realizar os desejos do coração de Seus filhos, nos alerta para as consequências de se viver buscando e desejando coisas que possuem grande valor na terra, e nenhum valor na eternidade.

E por mais que este estilo de vida venha a causar escândalo para o mundo que insiste em me administrar doses cavalares  de coquetéis de “AUTO’s”, eu me reservo o direito de viver sob o domínio de Deus, de renunciar tudo o que eu sei que poderia ter e conquistar com o meu trabalho e inteligência, e de viver num Reino onde se humilhar não é se subjugar, e onde ser exaltado não é se ensoberbecer.

Porque pode ser que um dia eu seja muito rica e famosa, e pode ser que não. Pode ser que eu venha a fazer muitas viagens e trabalhos internacionais, mas pode ser que não. Pode ser que eu tenha tudo, muitas casas, carros, fama, dinheiro e sucesso… mas pode ser que não.

A única coisa de que posso estar certa é que em qualquer uma destas situações que citei, tendo tudo ou tendo nada, a vontade de Deus será cumprida sobre a minha vida, visando a expansão do Seu Reino e o melhor pra mim. E fazer a Sua vontade é tudo o que me importa, tudo o que me dá prazer, tudo o que me realiza, tudo o que eu posso desejar… é a própria felicidade que o mundo inteiro tanto busca.

Importa obedecer a Deus, importa amá-Lo sobre todas as coisas, importa ser uma grande árvore que dê frutos onde estiver e como estiver, para que nos apresentemos naquele grande dia com nossos talentos multiplicados, ansiosos por receber nossa coroa e viver eternamente no lugar perfeito e inviolável que Ele preparou exclusivamente para os que O amam e fazem a Sua vontade …

“…vou morar… vou morar…
Nessa terra celeste porvir…

…cantarei nesse lindo país 
Belos hinos ao meu Salvador. 
Pois ali viverei bem feliz, 
Sem angústias, tristezas, nem dor…”

Anúncios

7 pensamentos sobre “Auto-ajuda, auto-estima, auto-assim, auto-assado… E o evangelho com isto?

  1. Oi Diana, ótimo post, assim como todos os outros, passo todos os dias tanto no blog como no canal do youtube para ver se tem alguma novidade, você sem dúvida, é uma pessoa muito sábia, e uma mulher com uma personalidade incrível, isso sim é um blog de qualidade com conteúdos que nos fazem pensar nas pequenas coisas que realmente são importantes na nossa vida!
    Gostaria de pedir um favor, se possível, quando puder, gostaria que você fizesse um post ou um vídeo falando um pouco sobre a ansiedade, auto-estima, alimentação, e a forma como você faz alongamentos, se falar um pouco sobre um desses assuntos vou ficar muito feliz, desde já agradeço, e continue com os vídeos sobre upgrade de imagem, eles me motivam muito.
    Muito sucesso e muita saúde, e que Deus ilumine seus caminhos.
    Abraços.

    Ana Carolina, 17 anos.

    • Olá, Ana! Seja muito bem-vinda!

      Fiquei muito feliz em saber que você passa sempre pelo blog, e por notar que mesmo sendo tão novinha, você já é tão interessada por assuntos diversos do universo feminino! Parabéns!!

      Adorei a sugestão de temas que você me deu, e com certeza reservarei este passo na pauta das próximas semanas! Em breve teremos mais episódios da série de UPGRADE DE IMAGEM \o/

      Obrigada mais uma vez pela visita, e que Deus te abençoe muito! Um beijo grande!! =***

  2. Diana,
    Que palavras imapactantes, vamos Clamar para o Senhor Jesus voltar logo e nos levar para a eternidade, porque esse mundo vai de mal para pior, a criação geme, os sinais estão aí, cada vez com mais intensidade, o filho da perdição esta proxímo de reinar, o mundo se prepara para este evento, o arrebatamento esta a porta. Esses dias li uma reportagem na qual o papa foi ao Líbano pedir para os cristãos, judeus e islãos” erradicar o fundamentalismo religioso”, tudo começou por causa de um filme anti-islã que insultava Maomé, curiosamente esse filme foi criado pelo EUA, e o que mais choca é um lider religioso pedir para arrancar pela raíz a sã doutrina, tudo bem se ele estivesse direcionando esse argumento apenas para os islãos, agora para cristãos e judeus é um absurdo, não me conformo. Más é bíblico e as profecías estão cumprindo, louvado seja Deus por ser o único autor que anuncia o fim desde o ínicio e não deixa seus servos enganados. Que a paz do Senhor Jesus esteja com o seu espirito e continue escrevendo esses assuntos. Bjs!

    • Ei, Najara! Muito obrigada pela sua mensagem!
      Você tem razão: tudo está se cumprindo conforme as profecias! Muitos acontecimentos, não só no mundo mas dentro das igrejas também, tem prenunciado o retorno de Cristo!

      Façamos então a Sua vontade, e aguardemos para irmos morar com Ele na eternidade!! ❤

      Um beijo grande pra você e até breve!! =***

  3. Adorei a coragem com que diz a verdade num mundo tão futil. Precisamos procurar o melhor sim! Mas sempre colocando Deus em Primeiro lugar e tento conciência de que vivemos num mundo passageiro. Suas palavras é tudo que eu queria dizer. Parabéns!

    • Verônica, sumida!! Saudades, gata! ❤
      Realmente, falar sobre essas coisas não agrada a todos, e é necessário um pouco de coragem para jogar luz nas trevas… Mas é Deus quem capacita!

      Vê se não some!Beijo grande no seu coração!! =***

  4. Simplesmente Tudo: que penso, que defino, que me move e que todos os dias, em minhas orações, clamo e ao mesmo tempo agradeço. Só vc mesmo para me fazer refletir sobre esse mundo e comentar em seu post exatamente o que tbém acho de tudo isso. Como é bom saber que existem pessoas com os mesmos pensamentos e conceitos. Que Deus ilumine a cada segundo seus pensamentos, lhe dando sabedoria, para que suas palavras possam continuar edificando cada alma que nela tocar. Bjos flor linda!!!

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s