Três pequenos hábitos alimentares que garantem melhor qualidade de vida!

Vocês que me acompanham há mais tempo, já devem ter percebido que todo o conteúdo do blog é produzido sobre o pilar dos princípios e hábitos, em detrimento das regrinhas e modismos.

Regrinhas e modismos se seguem por imediatismo, são voláteis e superficiais. Princípios e hábitos se desenvolvem com o tempo, duram uma vida inteira e, principalmente, nos levam a pensar e compreender o impacto maior que pequenas escolhas corriqueiras exercem sobre nossa existência como um todo.

A natureza nos oferece gratuita e abundantemente tudo o que precisamos, cabendo a nós o mínimo de interesse e instrução a respeito de seus mecanismos e propriedades. Se não compreendemos as funções vitais do nosso corpo e o seu processo de transformação e aproveitamento de tudo o que entra em contato com ele, como poderemos fundamentar bem nossas decisões de dieta e estilo de vida?

Viver bem não é difícil, gente. Basta apenas um amplo e suficiente fundamento – Muito antes de sermos “seres” sociais que buscam o sucesso e precisam trocar de carro todo ano, somos em primeiro lugar seres naturais que tem um corpo em constante necessidade de nutrição e cuidado.

Sendo assim, qualidade de vida começa sempre com uma reordenação de prioridades. Qualidade de vida começa com o aspecto natural da nossa existência, com o nosso corpo, que quando devidamente nutrido e cuidado, se mostrará apto para desempenhar as demais funções sociais. E não o contrário.

Por isso hoje, quero dividir com vocês alguns princípios e hábitos que venho desenvolvendo nos últimos anos, e que mudaram o meu estilo de vida e modo de pensar o meu corpo!

CAFÉ DA MANHÃ CAPRICHADO – COMECE O DIA BEM

Já na adolescência, quando comecei a trabalhar fora, sair de casa às 7h00 em completo jejum, nem era mais novidade. Chegava no trabalho, tomava o famoso cafezinho puro, e só fazia a primeira refeição completa do dia na hora do almoço, por volta das 12h00.

E assim como eu naquela época, vejo que muitas pessoas acordam sem muito apetite, e acabam pulando a principal e mais importante refeição do dia.

Neste momento, devemos confiar no que sabemos e não no que estamos sentindo. É como eu disse nos parágrafos acima: precisamos entender o funcionamento do nosso corpo para tomarmos as decisões certas!

Mesmo sem fome, lembre-se que seu corpo está há pelo menos oito horas sem receber qualquer nutriente, e que para começar a desempenhar suas funções básicas, ele precisará tirar energia de algum lugar!

Por isso, atualmente, tenho me vigiado para tomar um café da manhã rico e completo (carboidratos, proteínas, vitaminas, etc) mesmo estando sem muito apetite.

Geralmente, eu começo o dia com uma garrafinha de água e uma fruta fresca. Na maioria das vezes, escolho a banana para garantir o bom humor#serotonina. Daí como duas torradas de pão integral com duas fatias de queijo branco, um ovo mexido e uma xícara de chá ou café. No meio da manhã, eu costumo tomar um iogurte.

Já foi inclusive comprovado por meio de estudos, que os indivíduos que não pulam a primeira refeição do dia, apresentam muito mais facilidade para controlar o peso e permanecer em forma. Ademais, ao não se alimentar pela manhã, muito provavelmente você comerá mais e de maneira errada na hora do almoço.

PREFIRA ALIMENTOS CRUS E COM CASCA – MAIOR E MELHOR APROVEITAMENTO

Como eu disse no início do post, a natureza nos oferece tudo o que precisamos em quantidades, formas, texturas e cores abundantes! Por isso, não devemos desprezar a importância de consumirmos determinados alimentos em sua forma bruta e original: crus e com casca. (Como disse uma médica cujo nome me fugiu agora: “na natureza não tem nem fogão nem faca!!”)

Os processos de cozimento podem alterar as propriedades naturais dos alimentos, fazendo-os perder nutrientes importantes para o nosso organismo, em até 80% (afirmam alguns cientistas). Já a casca dos alimentos pode concentrar grande quantidade de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam inclusive no combate de doenças e do envelhecimento precoce!

Este hábito é uma  “bobagem de grande impacto”, mas que cai no esquecimento da maioria das pessoas. Às vezes, quando vejo alguém descascando uma maçã perto de mim, minha língua coça na hora pra perguntar se ela vai ou não comer a casca!

E se o motivo da remoção da casca é a realização de uma receita específica, eu pego a casca na cara de pau, lavo e como separadamente!! Gente, está ali! Uma fonte rica e completa de nutrientes, DE GRAÇA! Isto não pode ir para o lixo! Eu sou o próprio pac-man, saio devorando estas coisinhas! rsss

PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS SEMPRE COM MODERAÇÃO

Viver bem pode até não custar muito dinheiro, mas com certeza custa muito tempo e energia. Lavar, descascar, picar e preparar os alimentos toma muito mais tempo do que a maioria das pessoas tem disponível.

Para grande parte dos casos, a resposta mais fácil e acessível a todos é o consumo de alimentos prontos ou semi-prontos, que basta a gente jogar dentro do microondas de olhos fechados, sentar e comer em menos de 10 minutos.

E  para mudar este hábito, a gente precisa tirar as crianças da sala e desligar a TV. Porque no horário matinal de desenhos animados e programas infantis, não tem UMA inserção que incentive a criança a comer uma fruta, um legume ou uma verdura.

Mas propaganda pra dizer que TANG faz bem pra saúde, que biscoito recheado tem cálcio e que chips é a melhor opção de lanche para a escola… isto tem aos montes!!

E o que mais me dá nos nervos é o famoso slogan “o melhor da fruta você encontra no suco da marca tal”!

Minha gente!! Isto é usurpação!! O melhor da fruta a gente encontra na própria fruta!!! O melhor da laranja está na laranja e não numa caixa na gôndola do supermercado!!

Eu sei, é lógico que a gente precisa fazer concessões, porque a vida está corrida pra todo lado e pra todo mundo… Mas, como diria Paulo, “no que depender de vós”, tentem restringir ao máximo a entrada destes produtos no seu lar!

Atenção redobrada aos produtos diet e light! As versões diet, por exemplo, excluem o açúcar da composição daquele determinado alimento, mas, em contrapartida, fazem substituições com adoçantes químicos, entre outros agentes artificias (nocivos à saúde a longo prazo) que tentam compensar seu sabor e textura original.

Por isso, não permita que os rótulos ou propagandas pensem por você! Leia as informações nutricionais, seja crítico e, se o que você leu não te agradou, não leve! Ninguém morre por falta de alimento industrializado! rsss

Mudando um hábito aqui e outro ali, você adiciona mais dias de qualidade não só à sua vida, mas à vida de toda a sua família =)

Comece aos poucos, mas comece…

Anúncios

18 pensamentos sobre “Três pequenos hábitos alimentares que garantem melhor qualidade de vida!

  1. Adorei eu não tenho hábito de uma alimentação saudável nem tenho hora certa mais com certeza, me ajudaria muito no meu humor pois sou muito estressada!
    Grande bjos adorei vc ter divido conosco seus hábitos alimentares!

    • Tamiris, se alimentar bem super influencia (positivamente) no humor! Tudo é uma questão de serotonina! rssss Não consigo imaginar este rostinho lindo estressado! rsss Beijos e bom findi, gata!! =***

  2. Muito legal esse post, e o mais legal é que estou me esforçando bastante para mudar os hábitos aqui em casa e desligar a TV, e todo esse esforço ta dando um resultado que realmente não imaginava… Muito legal seu blog.
    Que Deus lhe abençoe abundantemente e lhe inspire sempre,para que possamos continuar as ler as coisas interessantíssimas que escreve.
    Sugiro que escreva tbm sobre alimentos que devemos consumir para evitar a gripe, tenho utilizado muito aqui em casa alho, gengibre e as frutas cítricas ricas em vitamina c… Pois o inverno ainda ta ai..

    • Amém, Patricia! Obrigada pela sua msg e pelas palavras tão carinhosas!

      Pode deixar que providenciarei um post com o tema que você sugeriu! Continue zelosa com a alimentação que você vai longe! Beijo grande pra você e volte sempre, viu! =***

  3. Uma ótima matéria – Mudanças sao muito mais muito difíceis de serem feitas aprendi na forca quando tive que perder peso agora e tudo mais facil tudo mais controlado. Alimentos nao tem que ser evitados e sim LIMITADOS.

    otima materia 🙂

    • Seja pelo amor ou pela dor, o importante é aprender, né Brazuca!! Obrigada pelo seu comentário e por ter “reblogged” este post no seu site!! Me senti honrada! Abração pra você!!

  4. Oi Diana olha eu aqui de novo.
    Vou te dizer,eu quando tinha meus quinze anos,eu me sentia o patinho feio do colégio, de tão magra,pernas finas nossa era muito ruim sentir feia, e logo como comecei no meu colégio novo,que passei para o ensino médio, as meninas eram todas lindas e até mesmo a magrinha tinha seu charme,e eu nadinha de nada,ai eu comecei fazer academia e mudei minha alimentação eu nunca deixei de comer nada mais eu inclui frutas e verduras e legumes o que não existia para mim antes.
    Estava triste pois tive que sair da academia,meu pai pagava para mim mais, eu pedi para ele parar e pedir para pagar o curso preparatório que no momento estou precisando mais,por isso recorri ao youtube e te encontrei, e vc mostrou perfeitamente que não precisamos de academia para nos exercitar em casa eu adorei as suas dicas e suas dicas de alimentação tbm vou anotar no meu caderninho! um grande beijo e até a próxima!
    PS:desculpe o texto tão grande..

    • Que lindo o seu relato, Maria Clara! A minha história é muito parecida com a sua! Também me sentia o patinho feito por ser magra, e hoje AMOOOO ser magra!!

      Encontrei o corpo e estilo de vida que quero ter independente dos padrões estéticos, sabe? Então, sigo contente com meus hábitos e penso na saúde em primeiro lugar!

      Espero que tudo te vá bem e que esta nova etapa seja um sucesso! Um beijo grande no seu coração, linda!! =***

  5. Diii….tudo bem flor?
    Bem…minha luta contra a balança começou a um pouco mais de 5 anos. Sempre fui muito magrela, não passava dos 49Kg (por mais que eu passasse o dia comendo bobagens).
    A cinco anos atrás tive uma disfunção hormonal o que resultou no ganho de 17Kg. Acredite!!! Sempre me preocupei com a alimentação, mas confesso que os doces acabam comigo. Eu até cheguei a acreditar que estava feliz com o ganho de peso, mas hoje vejo que tudo o que eu queria eram 10Kg a menos =/
    Consultei uma nutricionista que me passou uma desintoxicação. Perdi 5kg em um mês..mas foi o sofrimento da minha alma fazer isso…
    Acabando esse 1 mês…ganhei tudo de novo…=( .. maas..a luta continua!!!!
    O que quero com todo esse relato, é dizer que seus posts têm sido uma inspiração e que sempre revejo seus vídeos de exercícios, me dão ânimo e aquele gás que eu preciso, sabe??
    Sei que vc ama o Blog e se dedica ao máximo..mas se algum dia, você desanimar, pensar em deixar um post pra depois…pense em nós leitoras que nos enriquecemos e nos fortalecemos com as suas palavras!!! Beijão. (Sempre escrevo muito neh??? rsrs)

  6. Oii Diii, parabéns pelo post!! Me fez pensar bastante sobre os PÉSSIMOS hábitos alimentares aos quais estou me rendendo ultimamente… Vou pensar 2, 3 vezes antes de levar algum produto industrializado pra casa, e se Deus quiser, conseguirei manter uma dieta saudável, não só pra mim, mas também convencer minha família 😀
    Tenho só 14 anos, mas sei que esses maus hábitos vão acabando com a saúde…
    Parabéns pelo blog, é muito bom !!
    Beijos lindaa, continue assim 😀

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s