Já parou pra pensar que o furo da sua alimentação pode ser as bebidas que você ingere?

Nós as vezes nos julgamos tão inteligentes e espertas por escolhermos um refrigerante diet junto com aquele pedido de pizza calabresa gigante, tamanho família-colossal-turbo-plus-size-extra-cheese, né?!? (Eu amo :D)

(E pra mim, não há hipocrisia alguma nesta escolha, já que em se tratando de uma refeição mega calórica, é legítimo usarmos estratégias aqui e ali para diminuirmos o estrago aonde der 😀 )

Bom, a verdade é que passamos o dia vivendo situações que demandam escolhas rápidas e práticas – que por parecerem tão automáticas e banais – nem sempre nos dão margem ou prazo para pensarmos sobre elas um pouquinho melhor.

E as escolhas relacionadas à dieta e alimentação acontecem a todo vapor, a cada minuto em que comemos e bebemos qualquer coisa, desde a balinha do intervalo, até o santo cafezinho que não pode faltar depois do almoço. (Eu amo2 :D)

Por isso, já faz alguns meses que minha resposta calculada para cada uma destas demandas se resume em uma única e suficiente palavra: água.

Porque se você parar para analisar, estamos proporcionando ao nosso organismo uma bebida 100% natural, essencial à nossa saúde e, sobretudo, inofensiva em termos calóricos – ou seja, sua bebida não acrescentará calorias desnecessárias à sua refeição que já está completa em nutrientes e energia.

Nosso organismo não precisa e nem se beneficia das substâncias encontradas no refrigerante, ou no refresco, ou no suco de caixinha, ou no “chá” gelado de latinha. Mesmo os sucos ditos “naturais” vendidos em bares e restaurantes, são preparados a partir do nectar/polpa da fruta, com adição de açúcares e pouco aproveitamento da fruta em si (não passa de 30%).

Na maioria das vezes, como acontece com os famosos “sucos” de caixinha, estamos ingerindo conservantes, aromatizantes, corantes e açúcares, no lugar de todos os maravilhosos benefícios naturais da fruta que, a propósito, se aproveitariam muito mais se escolhêssemos consumir a fruta da feira, ao invés do tal “suco”.

O que noto é que infelizmente, comer fora de casa pode ser um mal silencioso, se não encontramos a força necessária para dizermos um “não” bem grande àquela vitamina deliciosa da esquina que, por motivos desconhecidos,  é preparada com açúcar refinado, como se o açúcar natural das frutas, do leite e de todos aqueles grânulos presentes na vitamina, já não fosse no mínimo suficiente.

Por isso, no meu dia-a-dia, minhas escolhas giram somente em torno da água e do chá de ervas, puro e sem açúcar. A regra é clara: se for industrializado, tô fora. Aos finais de semana, me permito várias concessões como um refrigerante (que não seja light, please), ou um café adoçado com açúcar cristal que eu amo, batidas e sucos que são algumas das delícias que eu aprecio bastante.

E eu sei que à primeira vista minhas escolhas podem parecer um tanto desafiadoras e radicais. Mas ao final do dia, o que conta é uma soma de escolhas pequenininhas, que juntas fazem toda a diferença, e dão a sensação de um organismo limpo, e de um paladar que se re-educa diariamente para ser mais seletivo e esperto.

Após certo período vivendo estas escolhas, a gente passa a desenvolver uma certa intolerância a quantidades exageradas de determinados elementos alimentícios, seja o óleo de cozinha, o açúcar ou o sal. O paladar simplesmente muda e pede uma dieta mais limpa e equilibrada.

Pelo menos pra mim, o desafio maior tem sido o café… ele que antes me acompanhava durante todo o meu dia, agora só é consumido aos finais de semana. Nos primeiros dias, a saudade era tanta que até dor de cabeça eu senti. 🙂 Mas já estou me acostumando e vejo que este pretinho não me faz falta nenhuma.

E pra você? Qual tem sido a bebida que mais tem te feito tropeçar? Bom, espero que depois deste bate-papo, possamos prestar mais atenção ao nosso poder de decidir a todo tempo o que é melhor pra nós e pra nossa saúde!

Um beijo grande pra você e até breve! =***

Anúncios

2 pensamentos sobre “Já parou pra pensar que o furo da sua alimentação pode ser as bebidas que você ingere?

  1. Haae que bom que você esta postando maiis assuntos aqui no site =D
    Todos os dias venho aqui da uma olhadinha, seu dia dia deve ser uma correria só, tah perdoada rsrs Bjiinhos .. Adimiro mt vc, que Deus te Abençoe mais e mais !

    • Ei, Gabi!! Muito obrigada pelo seu carinho e incentivo! Fico feliz que tenha me perdoado 😀

      Em breve, muitas novidades aqui no blog! Aguarde!! Bjkas no seu coração! =***

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s