Você tem dificuldade para dormir? Algumas idéias e dicas alternativas ;)

De todas as inúmeras lembranças que guardo dos meus áureos anos de faculdade, não há nada que eu me recorde mais vividamente do que o amor, a estima e até mesmo a ambição que eu cultivava pelo ato de dormir.

O sono pra mim era como um patrimônio sagrado e imensurável. Praticamente uma espécie de tesouro, o primeiro da lista de tudo o que eu poderia desejar numa época em que minha jornada diária começava às 6h00 da manhã, e se encerrava às 0h00.

E até os dias atuais, dormir é um dos meus maiores prazeres, a qualquer hora do dia… Porque eu sou daquele tipo que não gosta de acordar cedo, dorme depois do almoço (quando dá, é claro), e não tem problema algum para pegar no sono de noite, ou voltar a dormir no meio da madrugada.

Chega a ser engraçado, porque, pelo que venho lendo, pessoas como eu fazem parte de um grupo privilegiado que deitam a cabeça no travesseiro e atravessam a noite inteira no sono mais sincero e profundo. Ao que parece, não é de hoje que os problemas relacionados ao sono estão cada vez mais manifestos nas diferentes fases da vida, impedindo que as pessoas vivam seus dias com saúde e qualidade.

As causas clínicas são diversas, e não é a pretensão deste post discorrê-las aqui. Um médico sempre deve ser consultado para uma investigação acurada e tratamento específico para o seu caso. 

O que trago hoje são alguns exercícios e técnicas que faço quando a título de exceção encontro dificuldades para dormir, e que podem ser úteis para alguém que viva esta dificuldade com maior frequência. Reforço também que eu pessoalmente acredito que uma noite bem dormida não é um evento isolado, e sim o resultado de um estilo de vida saudável e consciente.

Se nos alimentamos bem e praticamos exercícios regularmente, já percorremos metade do caminho =)

Aí vão as dicas:

1) Não subestime a importância do sono. Ele tem funções vitais de crescimento, regeneração física e mental, liberação de hormônios específicos, etc. Se estamos conscientes disso, fica mais fácil tratarmos o sono sem negligência e com atenção prioritária.

2) Eu pessoalmente gosto de ir pra cama somente quando estou com sono. Todavia, quando preciso ir me deitar antes de este sono chegar (estou dormindo na casa de alguém, ou preciso levantar cedo no dia seguinte), pego um livro e levo pra cama. Leio duas páginas e começo a pingar de sono… chego a ficar com raiva, porque a situação se inverte, e acabo querendo continuar a leitura, mas o sono não deixa!! rs

3) A responsável por 90% das vezes em que tenho dificuldades para dormir é a ansiedade. Uma expectativa, um pensamento que não sai da minha cabeça, um acontecimento do dia seguinte, e por aí vai. Fico agitada e minha mente simplesmente não me deixa dormir…

Para evitar estas situações, logo quando chego na cama, deito de barriga pra cima e com os olhos fechados, começo a respirar mais devagar e sigo esta técnica de relaxamento com uma oração onde entrego a Deus tudo o que me impede de descansar e ter paz. Desta maneira, acabo me desligando do ambiente exterior e eliminando a agitação que não me deixa dormir.

Este exercício é tão eficiente pra mim, que mesmo quando estou sem sono, acabo apagando em 20 minutos.

4) Se estou tentando pegar no sono, mas não consigo parar de pensar e me preocupar com as milhares de coisas que preciso fazer no dia seguinte, eu simplesmente levanto da cama e faço uma lista destas tarefas. É como se eu as estivesse transferindo da minha mente para o papel, assegurando de que não me esquecerei de executá-las no tempo certo.

5) Conforto pra mim é tudo na hora de dormir. Não durmo com fome, com sede, com calor, com dor ou qualquer incômodo  que me impeça de relaxar completamente. Antes de ir pra cama, eu resolvo todos os incômodos com comida, água, remédio, inalador, ventilador… !!

6) Algo a se observar também é a qualidade do seu colchão e travesseiro… Aquela dificuldade de achar uma posição, ou as dores no pescoço e costas pela manhã, podem ser um lembrete de que é hora de comprar colchão e travesseiros novos.

7) Embora este não seja o meu caso, muitas pessoas tem sono leve e só conseguem dormir num ambiente criteriosamente preparado: luz apagada, sem nenhum feixe de luz, sem ruídos, sem interrupções, etc… Infelizmente, este cenário pode não estar sob seu completo controle, uma vez que muito provavelmente seus vizinhos não sabem da sua dificuldade em dormir. Por isso, um bom investimento são os protetores/tampões de ouvido e as máscaras/tapa-olhos que você pode adquirir inclusive online por preços bem acessíveis.

São dispositivos que você poderá carregar com você em viagens ou quando for dormir fora de casa.

Enfim! Dormir é muito bom, gente!! Espero ter ajudado de alguma forma! Bom sonhos pra vocês e até a próxima! =**

Anúncios

8 pensamentos sobre “Você tem dificuldade para dormir? Algumas idéias e dicas alternativas ;)

  1. Eu tbém sou desse tipo que dorme sempre e que, se acordar na madrugada, dorme de nv facilmente!

    Me identifiquei mto qdo vc falou que levanta pra escrever suas coisas num papel qdo está sem conseguir dormir, faço muuuuuito isso, só que costumo anotar esses compromissos na agenda do celular! Se eu não anoto, tenho a impressão de que vou esquecer no dia seguinte, só relaxo depois dessa “obrigação”! Fiquei uns dias sem celular e aí recorria ao papel e a caneta!

    Idem, idem, idem a vc, só deito depois de todos os “problemas” resolvidos, principalmente fome! Já cheguei váris vzs a levantar por sentir a fome batendo! Não consigo dormir mesmo!

    Preciso lembrar de investir nos tampões de ouvido e máscara, como vc citou, pq apesar de eu dormir bem, tenho sono leve, isso é mto chato.

    Enfim, mais um post agradável!! Bjo grande!!

    • Ei Maria!! =)
      kkkkkkkkkkkkk! Eu achava que era só eu que levantava na calada da noite pra comer!! Menina, várias vezes quando estou em hotel viajando, ligo pra recepção no meio da noite pedindo um sanduiche!! kkkkkkkkk

      Meu sono é mega pesado! O mundo pode desabar que eu nem vejo! E tem mais: sou meio sonâmbula!! Converso horrores durante o sono, e diz minha mãe que quando eu tinha uns 12 anos, eu levantei da cama, fui na sala conversei com ela e com as visitas, e fui me deitar tranquilamente…

      No outro dia, eu não me lembrava de absolutamente nada!! #aloka!!

      Ai, ai… enfim! Que bom te ver sempre por aqui! Fico feliz! 😀
      Um beijo grande no seu coração, Maria!! Deus te abençoe! =***

  2. ola diana encontrei seus videos por acaso,estava procurando sobre espinhas,olha preciso te dizer q te adimiro mto,vc e realmente uma mulher inteligente,e isso ta em falta hj em dia,estou em evolucao tbm,e apesar de eu ser ateia acho q a pisicologia q vc passa e mto boa,muitas mulheres independente da religiao tem q buscar ter valor e respeito,e fico feliz de ter alguem q fala isso em “publico”,hj em dia as mulheres estao mto voltadas pra futilidade e esquecem desse lado tao importante da vida,que e oque carregamos por dentro,parabens pelo seu belo trabalho e sempre que eu puder estarei aqui conferindo suas dicas tao valiosas

    • Olá, Priscila! Seja muito bem-vinda!
      Obrigada de coração pelas suas palavras de carinho e reconhecimento!

      Como você mesma disse, este tipo de conteúdo andava meio esquecido na pauta das mulheres que tem se preocupado cada vez mais com o universo das futilidades :/

      Mas graças a Deus, acredito que o blog esteja atingindo seus objetivos gradativamente, com o apoio e participação das minhas muito estimadas leitoras!

      Te agradeço mais uma vez pela mensagem, e espero poder vê-la por aqui mais vezes! Um grande beijo pra você, Priscila! =***

  3. Sabe que eu sou igual a você nesse ponto !? Sou ÓTIMA de cama ! rsrs é verdade, dormir para mim é a melhor coisa que eu faço todos os dias e não importa o horário. Minha amada sogra até fica abismada que eu adoro dormir à tarde e ainda tenho sono à noite. Já ela pensa que dormir é perder tempo de vida.. rsrs cada um com sua mania.
    Teve uma vez que eu lí um texto fictício que falava como se no futuro as crianças não sabiam o que era dormir.. e um garotinho perguntava a seu avô o que ele fazia na infância, quando o mesmo dizia que dormia.. e o menino perguntava o que era dormir..
    e por aí vai histórinha.. muito interessante não é !? Acho que se eu não puder dormir eu morro. rs
    Beijos

    • Ei fofa! Agora que vi que não respondi este comentário! Sorry :/

      Nossa, este futuro aí sem dormir tinha que ser banido inclusive da ficção!! Credo! Queria um futuro sem trânsito, ou sem colesterol, ou sem cutícula na unha! Pode ser? kkkkkkkkkkkkkkkk

      Ai, ai… ninguém merece!

      Beijinho pra você! Até breve! =***

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s