Banana e maçã: Sua mãe também mandava de lanche pra escola?

Quando eu era criança, meu sonho era comer porcaria. Mas minha mãe era muito hardcore e nem suco artificial de pozinho ela fazia lá em casa! Um dia, a título de exceção, ela fez um chup-chup de grosélia, e eu não podia desejar outra coisa na vida, além daquele banquete industrializado que deixou minha boca toda vermelha e dormente (por causa do gelo.rs)!

Não sei o que é tomar um refrigerante ou comer um chips na hora do recreio. Dona Cida comprou garrafinha térmica para armazenar o suco NATURAL de fruta que ela  mesma fazia e mandava na lancheira, ao lado das indispensáveis peças de banana e maçã =)

E quando eu penso hoje, vejo como nossas mães estavam certinhas! Porque o que na época poderia ser uma tentativa de economia ou um hábito involuntário, é atualmente um dos grandes segredos da saúde, beleza e boa-forma.

Sim, o consumo de uma banana e uma maçã todos os dias traz benefícios estupendos ao nosso corpo e mente, sem que necessariamente precisemos nos desdobrar para cumprir aquele monte de rituais e dietas mirabolantes que saem todos os dias nos veículos de comunicação.

Estamos falando de duas frutas financeiramente acessíveis, fáceis de encontrar em qualquer canto do Brasil, e que estão nos expositores das feiras simplesmente o ano inteiro.

A banana é uma bomba de energia, e uma explosão de nutrientes:  rica em fibras, triptofano, fósforo, vitaminas A, C, B1, B2 e B6,  potássio, magnésio e cálcio. Trocando em miúdos, quando você come uma banana, você se sente alimentado e saciado por mais tempo, o que te previne de ficar beliscando besteiras o dia inteiro; o triptofano previne a depressão e auxilia na produção de serotonina, responsável pelo bem-estar; o potássio vai ajudar na regularização da sua pressão arterial; e a lista de benefícios só vai crescendo.

Não precisa desmaiar com a quantidade de calorias da banana, porque os açúcares que ela oferece são naturais, e ao mesmo tempo, a quantidade de fibras que você ingere auxilia na prevenção do armazenamento de gorduras no seu corpo. Ou seja, a fruta é equilibrada =)

E para equilibrar ainda mais, temos a maçã que ao contrário da banana, apresenta um baixo teor calórico. Agora lembrem-se: maçã se consome com casca! Mesmo que você a descasque para seguir a orientação de uma receita, por exemplo, dê um jeito de comer a casca separada em algum momento, escondida num canto da cozinha, talvez…rsss

Muitos estudos recentes mostram a eficácia dos nutrientes encontrados na maçã no combate aos diferentes tipos de câncer, e no controle e redução do colesterol “ruim”, o LDL.

Além disso, a maçã tem ação antioxidante, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, e nos fornece metade de toda a vitamina C que precisamos ao longo do dia. (100g de maçã fresca pode ser mais benéfico que um comprimido de 1500mg de vitamina C. Os antioxidantes naturais presentes na maçã fresca seriam mais eficazes do que aqueles encontrados em suplementos dietéticos. Fonte: Universidade de Cornell, publicado na Revista Nature).

Eu sempre digo aqui em casa que as frutas estão naquela categoria da criação, em que Deus desenha algo muito meticulosamente, para o exclusivo deleite do homem… Chega a ser impressionante pensar que um alimento pode ser encontrado na natureza prontinho para o nosso consumo, recheado de benefícios para a nossa saúde, e com um sabor simplesmente sublime e delicioso.

Cuide da sua saúde com a simplicidade da infância, sem inventar moda, e crie um patrimônio para a vida inteira =)

Anúncios

5 pensamentos sobre “Banana e maçã: Sua mãe também mandava de lanche pra escola?

  1. Olá Diana!

    Estou acompanhando seu blog a pouco tempo, e estou adorando.Você escreve muito bem,parabéns!
    Suas postagens são muito interessantes e uteis, e os videos então… a forma como faz e a edição deles é muito boa.

    • Olá Leziane! Seja bem-vinda! =)
      Muito obrigada pela sua mensagem e pelos elogios ao blog! Espero que cada vez mais o conteúdo contribua para sua vida de alguma forma…

      Um grande beijo e sempre que puder, passe por aqui! Bjo grande! =**

  2. Olá Diana!

    Me chamo Marina. Descobri o seu blog, através de um vídeo no youtube sobre cuidados com a pele, gostei de cara! Daí fui ao blog e nossa!… Demais! Gostei muito do que você escreve e a forma como escreve. Estou mandando este recado para parabenizá-la!
    Normalmente eu não escrevo para pessoas assim, até porque, até bem pouco tempo atrás, as redes sociais e eu não tínhamos muito afinidade (na verdade eu não sei se já temos alguma hehhaa). Mas ultimamente eu andei pensando que se você souber usar bem a internet, especificamente as redes sociais, até pode ser benéfico, né?! Enfim…. to tentando mudar o meu pensamento.

    Então parabéns!

    Ah! O seu vídeo que você fala sobre o cabelo (e menciona que nas brincadeiras escolhia ser a Mara) é muito legal. A minha irmã e eu gostamos muito, nos divertimos assisitindo esse vídeo.

    Abraços!

    • Ei Marina! Seja muito bem-vinda! Adorei seu comentário 😀
      Fiquei muito feliz em saber que você se diverte com os posts e vídeos do blog!

      Continuaremos neste ritmo e conto com você e com suas risadas! rss

      Um beijo grande no seu coração!! =***

  3. Diana, parabéns pelas dicas, gostei muito e encontrei as mesmas porque estava pesquisando sobre os benefícios destas duas frutas que gosto muito.

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s