Dias frios combinam com chás, que combinam com saúde, que combinam com você.

Desde muito cedo na vida, o bom e clássico cafezinho sempre foi a minha bebida quente predileta. Sobretudo num dia de trabalho, o cafezinho funciona pra mim como parte da gratificação que busco receber por uma atividade cumprida, uma meta alcançada… ou, em dias mais preguiçosos, ele funciona como minha desculpa mais descarada pra dar aquela enrolada básica. #busted 😀

E mesmo diante de toda a controvérsia que rodeou o café no passado, já é público e conhecido que o seu consumo regular de até três xícaras diárias, não oferece riscos à saúde. Antes pelo contrário, estudos recentes até mostraram que as substâncias presentes no café (muitas outras além da cafeína) podem contribuir na prevenção de doenças como Diabetes, Mal de Parkinson e alguns tipos de câncer. Ou seja, não havendo restrições médicas, o café pode ser consumido por qualquer pessoa.

Infelizmente, no meu caso, ainda que o consumo esteja dentro do normal, observo algumas desvantagens pra mim, particularmente 1) sinto que vez ou outra, o café me dá um pouco de azia, 2) ele deixa aquele gosto estranho na boca característico da bebida, 3) é uma desculpa pra eu fazer uso de açúcar, porque café com adoçante é MUIIIIITO ruim 4) e, principalmente, a minha predileção por ele, me impede de gozar dos benefícios de outras bebidas que fazem bem à saúde.

Hortelã

Hortelã

Foi quando um dia,  pensando num substituto tão quentinho e gostoso quanto o café, minha mãe veio me visitar trazendo folhas de manjericão e hortelã fresquinhas! No bairro onde ela mora, ficam estes vendedores ambulantes vendendo ervas tão baratinhas que dá pra variar e ter chá fresco todos os dias (acho que rimou.rs) É lógico que na falta das folhas fresquinhas, a gente vai de chá de sache mesmo… mas o sabor e a concentração são MUITO diferentes.

A DICA DE HOJE

E eu vejo muitas matérias por aí falando sobre chás esdrúxulos para emagrecimento e outros resultados milagrosos, enquanto na verdade podemos ter no quintal, ou na vendinha da esquina, um aliado acessível e barato que pode ser incorporado à nossa vida, para além dos anseios estéticos. Ou seja, estando em forma ou não, acredito que devemos conhecer e fazer uso destes chazinhos que sempre tem algum benefício a nos oferecer.

Manjericão

Manjericão

Por isso, a minha dica de hoje são justamente estes dois chás que apresentam fantásticas propriedades digestivas, diuréticas e anti-inflamatórias: TUDO o que a gente precisa nesta época do ano em que sentimos mais fome, e somos acometidos pelas doenças/desconfortos respiratórios.

Geralmente, eu tomo o meu religioso chazinho de hortelã ou manjericão depois do almoço e antes de me deitar (ajuda muito a aquecer o corpo e, consequentemente, pegar no sono com mais facilidade). Uma dica importante também é inalar o aroma do chá à medida que for bebendo, uma vez que ele também possui propriedades terapêuticas.

Estas bebidas são seguras, não possuem cafeína e apresentam um sabor tão delicioso que eu, pessoalmente, acredito não ser necessária a adição de açúcar. Gosto de preservar totalmente o sabor original do chá…

A MANEIRA CORRETA DE PREPARAR O CHÁ

1) Ferva a água.

2) Coloque as folhas ou o sachê no fundo da xícara de cerâmica ou porcelana (que retem melhor o calor). A quantidade vai depender do seu gosto, ou de quão concentrado você deseja que seu chá fique.

3) Acrescente a água, tampe a xícara e deixe fazer a infusão por aproximadamente 5-10 minutos.

Prepare pequenas quantidades para consumo imediato. Infelizmente, no dia seguinte, algumas propriedades já podem ter se perdido. Se você deseja adoçar, uma boa dica é usar o mel no lugar do açúcar =)

*Se você tiver uma receita de chá específica, fique à vontade para usá-la.

Acho que vale a pena passar no mercado depois do trabalho e comprar umas folhinhas de hortelã e manjericão… Leve algumas para o trabalho (já fiz muito isso) e garanta sua dose após o almoço, ou no lanche da tarde 😉

É isso aí: quentinhas e saudáveis, meninas!

Um beijo pra vocês! =***

Anúncios

11 pensamentos sobre “Dias frios combinam com chás, que combinam com saúde, que combinam com você.

  1. Humm adoro chá !!! Eu e minha filhinha sempre tomamos juntas, principalmente antes de dormir, onde moramos é sempre friozinho por isso tomamos o chá antes de deitar e nos deixa bem quentinhas, como se abraçaste o estômago… Bom demais 🙂 xoxo

  2. Hoje acordei sem vontade de sair da cama com uma deprê horrível e mesmo na tentativa de ter um pensamento positivo e espantar a tristeza que me assolava não conseguia mudar esse sentimento… sem muitas pretenções vim fazer o que ultimamente tem me alegrado e descontraído mesmo escutando que eu seja fútil por isso,o que machucou muito o meu mais íntimo, de tal forma que sem suportar desabafei com Deus minha angustia e dor… bem enfim, sem delongas estava assistindo meus queridos tutoriais de ‘makeup’ e mesmo assim nada me animava mais e vi um video que não tinha nada a ver com meu interesse ,um de tendências de moda “5 tendencias para out/inverno” exitei em clicar mas meus olhinhos sempre voltava pra ‘quele video então pensei: Ah vou ver então dar uma chance pra essa mocinha…”
    Abençoado click, abençoado video, abençoada seja você!
    Então continuei assistindo os demais videos e a forma com que você os apresentava e a mensagem que deixava despertou meu interesse por saber mais de você , quem é formada em quê, tem blog? como ela pensa… então vim parar aqui…
    E principalmente em um texto maravilhosamente ”feito para mim”
    A forma como você analisa e transmite a palavra me ajudou de tal forma a repensar meu ponto de vista sobre mim mesma e sobre os outros …
    Parabéns não pare de postar, e gostaria de seguir o seu blog.

    Bjo

    • Ei Daniella! Primeiramente, seja muito bem-vinda ao blog!

      Fiquei muito emocionada com seu comentário, por ter visto tanta sinceridade nas suas palavras!

      Não sei pelo que exatamente você tem passado, mas o Senhor o sabe, e isso já é o suficiente! Louvo a Deus por ter te alcançado, e oro pra que você tenha experiências muito íntimas e profundas com Ele.

      No mais, fique aqui com a gente, e faça deste espaço um lugar para meditar, se divertir e encontrar aquele ânimo que às vezes nos falta!

      Um beijo muito carinhoso no seu coração, e espero ver você sempre por aqui! Muito obrigada pela visita! A paz! =***

  3. Olha, confesso que não sou muito fã bebidas quentes em geral…por isso não tomo chás
    Mas o cafezinho eu aceito! kkkk
    não tomava nada de café, até começar a trabalhar onde eu trabalho hoje, onde todo mundo, se passa 10 vezes pela garrafa, vc ja viu né
    Bjão Diana
    Posso não comentar sempre, mas sempre passo por aqui
    =D

  4. Ei fofura!! Já estava com saudades! ❤
    Mas sei que você está sempre por perto 😀

    Eu também só tomava café e tinha a maior resistência a chás em geral.

    Mas depois da hortelã e do manjericão, não conseguia acreditar que estava vivendo este tempo todo sem este primooooorrr da natureza!! rsss

    Pode experimentar, viu? Não seja rebelde! kkk
    Bjs, linda!! =***

  5. Muito boa a materia do cha e seus beneficios! vez ou outra tomo, e como nao pode faltar um pouco do doce, tbm, faco uso do mel. Essa dica eh para quem mora em regioes mais quentes, mesmo se aproximando outono/inverno. Cha mate – gelado -batido com umas gotas de limao! muito delicioso, e saudavel! e faz uma espuminha, hummmmmmmmmm!

    bjs.

    • Zu, você leu a mente do Dalton, porque ele comprou chá mate pra fazer com as gotinhas de limão que você falou!!!

      Vamos experimentar e depois te conto!! Um beijo pra vocês aí!! =**

  6. Adoro chás, este de manjericao para mim é novidade ! Nunca experimentei,mas vou providenciar umas folhinhas logo logo para fazer parte das minhas opções diárias.
    Tomo todos os dias o cha de cavalinha , alem de diminuir minha retenção de liquido me deixa com uma pele poderosa!!! Intercalo cavalhinha com chá verde que também tem os mesmos efeitos , a desvantagem que o cha verde é mais forte , dependendo da dosagem ele pode ficar amargo… mas , nao deixa de ser interessante!
    Bjs !!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ei Helida! Não conhecia este chá de cavalinha, não… onde você costuma achar?

      Quanto ao chá verde, eu tenho muiiita dificuldade de gostar por causa do sabor amargo, como você disse…

      Mas vou me esforçar mais e te conto!! rss

      Obrigada pela visita, querida!! Um beijo no coração!! ❤

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s