Seis dicas completas e divertidas para as mulheres que querem cuidar do corpo com leveza e sem grilo.

CAPÍTULO I: SENTA QUE LÁ VEM A HISTÓRIA

Até pouco tempo atrás (tipo uns 15 anos.rs), minha única preocupação era assistir aos episódios do Chaves e não perder o especial pra escola que passava às 11h45. Na hora do recreio, comia salgadinho, biscoito, rosca, esfiha e ainda pedia a merenda do coleguinha, sem a menor preocupação se aquilo era light, diet ou se continha gordura trans.

E mesmo depois de entrar na adolescência, mantive os mesmos hábitos de muita comilança e zero exercício físico – já não tinha mais idade pra brincar correndo descabelada pela rua – e não sofri muitas alterações no corpo como acontece com a maioria das meninas nessa fase. Era a mesma altura, mesma massa e a mesmíssima certeza de que eu seria magrela pra sempre…

Já quando entrei na fase adulta, a partir dos 18 anos, comecei a sofrer variações bruscas de medidas chegando a emagrecer entre 6 e 7kg, que nem com regime de engorda eu conseguia recuperar! Foram anos mandando ajustar e apertar calças, saias e bermudas, já que nada mais no meu armário me servia.

Tive dificuldades pra comprar roupas novas, porque tudo ficava grande e tinha que mandar ajustar. Em algumas ocasiões, já cheguei a comprar peças do departamento infanto-juvenil em plena casa dos 20 anos de idade!!

Daí, aos 22 anos, me formei na faculdade e me casei: dois acontecimentos que contribuiram fortemente para a recuperação das minhas medidas! Cheguei feliz aos 47kg que logo se transformaram em 48kg, e que depois da minha viagem aos EUA, se transformaram em inexplicáveis 51kg! Quase desmaiei semana passada quando subi na balança!!! (minha irmã Adriene é testemunha do drama que eu vivi neste momento…)

Tudo bem que continuo magra, e aparentemente com o mesmo corpo – a olho nu – , mas confesso que fiquei muito preocupada pela minha falta de controle e descuido: na minha cabeça, eu estava no auge dos meus 47kg! Sobretudo porque sempre tive hábitos alimentares saudáveis, e todo ganho de peso da minha história sempre foi muito discreto e quase imperceptível.

CAPÍTULO II: A REFLEXÃO

Comecei então a observar que que tudo é uma questão de tirar um tempo, se olhar no espelho (de preferência sem roupa.rss) e entender que não importa a magreza: se você não come direito e o máximo de exercício físico que você faz é ir do quarto pra cozinha, você vai privar o seu corpo de ser bonito e saudável. E quando falo bonito, não estou falando nem das mulheres frutas, e nem das modelos de passarela… estou falando de auto-estima, de gostar do que a gente vê no espelho, independente dos padrões de beleza.

CAPÍTULO III: O PLANO DE AÇÃO

Gente, em tudo eu percebo como nossa natureza é verdadeiramente transgressora e desobediente… Ai de nós se não fosse pela redenção em Jesus Cristo! POR QUE que a gente não faz o que a gente sabe que tem que fazer??? Por que a gente não come direito, por que a gente não faz exercícios regularmente, por que a gente se entope de pizza,  e passa o dia com o laptop no colo, ao invés de fazer uns agachamentos?? Por quê??

primeiro passo: comece tomando uma decisão

Então, aí vai a primeira dica 1) Tenha consciência de que do jeito que está, não dá pra continuar. Você precisa odiar este estilo de vida preguiçoso TANTO, a ponto de querer mudá-lo radicalmente.

E mudar radicalmente não significa pagar uma academia, ou contratar um personal trainer, ou comprar aparelhos de ginástica… Pare com esse vício de pensar que mudança só se faz com dinheiro. A mudança é muito mais nas pequenas coisas e nos hábitos, do que nestes investimentos que depois viram um encosto.

beba água: desintoxicação e hidratação para o seu corpo

Por isso, comecemos com as coisas simples: 2) Beba pelo menos 8 copos de água por dia. Sim, sim! Parece uma bobagem, mas tenho certeza que muita gente passa o dia sem sequer lembrar de tomar um copo d’agua… A correria, falta de tempo e a cabeça na lua faz isso com a gente. Minhas soluções são sempre voltadas para me disciplinar na minha desobediência, por isso, mantenha uma garrafinha de água colada em você (no carro, no escritório, em casa, etc) e vá bebendo até ela secar… Secou? Vai lá e enche de novo. Secou? Vai lá e enche de novo. Secou? Etc, etc, etc…

dieta limpa e saudável: comer o que é certo sem passar fome

3) Não compre pra sua casa alimentos que só te fazem pecar. Eu não faço a menor questão de pizza e hamburguer, mas se tiver aqui em casa… é claro que vou comer!! Compre alimentos saudáveis (não precisa nem falar, porque a gente tá cansado de saber que alimentos são esses: frutas, verduras, bla bla bla) e faça coisas alternativas com estes alimentos.

Tipo, a noite quando me dá aquela fome voraz (mesmo depois de já ter jantado), eu corto um pimentão em cubinhos e vou beliscando. Ou se não uma cenoura crua… qualquer coisa crocante que me lembre um pacote de batata Ruffles! kkkkkkkkk

parar de comer jamais: coma várias vezes ao dia

4) Sim, você precisa comer. Gente, a questão é saber o que comer e em qual quantidade… estas dietas de uma folha de alface e três ervilhas por dia já caiu por terra há muiiiito tempo! É necessário comer várias vezes ao dia para acelerar o metabolismo e garantir a eficiente transformação de calorias em energia para o corpo. Daí vem a quinta dica:

trabalhe para ganhar músculos: queime calorias enquanto dorme

5) Faça exercícios físicos regularmente com o auxílio de um profissional, mas não fique nessa de bicicletinha e esteirinha de leve! Pegue pesado, deixe o suor escorrer e sinta o músculo arder! Isso mesmo: mulher também pode ter músculo e dar uma mãozinha pro metabolismo que queima calorias até quando estamos paradas ou dormindo!

Eu pessoalmente não gosto de academia, e com toda preguiça que tenho pra algumas coisas, sou até muito motivada pra malhar em casa. Ano passado eu comecei com uma série de exercícios em casa, e já pude ver resultados principalmente nas pernas.

Este mês comecei mais pesado, com uma ficha que trabalha todos os músculos intensamente, sem parar durante no máximo 15-20 minutos (interval trainning). É lógico que às vezes chego à tamanha fadiga que tenho que parar por alguns minutos e depois retomar, mas a intenção é chegar no limite de exaustão de todos os músculos.

A maioria dos exercícios que faço não exigem aparelhos ou máquinas, e podem ser feitos com o peso do próprio corpo, como é o caso das flexões de braço, agachamentos e abdominais. Entretanto, quando quero um pouco mais de desafio, uso elementos da casa (livros, pacotes de alimentos, garrafas, etc) dentro de uma malinha com alça que facilite o manuseio.

De todos os modos, se você deseja malhar em casa, consulte um profissional, invista nos acessórios que julgar necessários, e prepare um ambiente que te deixe animada pra malhar! Eu pessoalmente gosto de malhar descalça, de frente para um espelho e ao som da trilha do filme Slumdog Millionaire .

alongue seus músculos: bem-estar físico para o seu dia

6) Minha cunhada Débora me deu essa dica, e de fato tem feito toda a diferença pra mim: ALONGAMENTO. Faço diariamente antes e depois do treino, e durante o dia de trabalho quando termino alguma atividade que me exigiu muita concentração (eu acabo me contraindo toda quando estou concentrada).

É muiiiiito relaxante, melhora a circulação sanguínea, contribui para uma boa postura,  e traz um bem-estar físico fantástico!

Bom, meninas, é isso! Sem grilo e sem peso  nas costas: cuidar do corpo é cuidar da saúde e da auto-estima!

Deixe seu recado aqui sobre seus desafios e progressos, e compartilhe com a gente os seus segredinhos!

Até a próxima 😉

Anúncios

22 pensamentos sobre “Seis dicas completas e divertidas para as mulheres que querem cuidar do corpo com leveza e sem grilo.

  1. Amada este Post caiu como uma luva, depois q casei engordei 15kg esta semana resolvi q eles não mais me pertence rsrsrsrs entrei na academia, estou fazendo reeducação alimentar no vigilante do peso e com 4 dias ja perdi 1,700kg, minha alimentação era toda errada passava horas sem comer e depois comia horrores, e tudo q vc fala neste post e o q estou fazendo alimentação adequada e malhando pra perde as calorias e firma o corpo não só para o verão mas pra sempre ne, acada semana vou te contando as novidades bjssssssssss

  2. Adorei esse post. É bem assim mesmo. Hoje temos consciência do que é bom, mas não fazemos. O grande desafio atual é a administração do tempo. Assim conseguiremos, planejar o que comer, se olhar no espelho, tirar um tempo pra nós.

    Eu também tenho preguiça de academia. Comprei uma balança do Wii e comecei a fazer os exercícios, mas poucos dias depois, o Hans (meu cachorro) ficou doente e faleceu.

    Depois disso estou reunindo forças para voltar a praticar sem me culpar de estar feliz sem meu Hans.

  3. Ei Diana!

    Aconteceu tudo isso comigo, porém, eu engordei muito a ponto de estar com o colesterol nas alturas. Consultei uma nutricionista e me matriculei na academia.
    Não foi fácil no início pq trabalho o dia todo e a noite vou para a faculdade, mas esta valendo a pena. Levanto todos os dias as 5:30 para ir malhar e só vou dormir as 00:30.
    Os resultados já começaram a aparecer e me sinto mais disposta para outras atividades.
    É incrivel como a nossa auto-estima melhora quando fazemos exercícios.

    Bjss

  4. Muito bom!!!!
    Adoro frutas, verduras , legumes , mas confesso que dá muito desânimo na hora de lavar , cortar, fazer(…) ,
    Nós seres humanos , adoramos tudo que é pratico , como por exemplo : um chips, salgadinhos, hamburgueres ; é so comprar/ abrir e … comer!!!
    Daí o fato de a maioria estar sempre lutando contra a balança , que na maioria das vezes vence pois estamos sempre exaustos demais para escolher ,picar e lavar ….
    O segredo mesmo é DEDICAÇÃO!
    Muito bom o post, quero dicas de procedimentos esteticos !!!!!
    bjsssss

    • Ei Hélida! Realmente, a preguiça é a inimiga número 1 da balança! Na cozinha, eu sou até muito animada pra preparar os alimentos, sabe… porque eu adoro legumes e verduras em geral!!

      Mas confesso que amo também uma besteira! Nossa, hamburguer, então… #loveit

      Quanto aos procedimentos estéticos, vou me informar e então escrevo um post sobre o assunto 😉

      Obrigada pela visita sempre! Bjss!! =***

  5. Muito bom!!!!

    Adoro frutas, verduras , legumes , mas confesso que dá muito desânimo na hora de lavar , cortar, fazer(…) ,
    Nós seres humanos , adoramos tudo que é pratico ,um chips, salgadinhos, hamburgueres ; é so comprar/ abrir e … comer!!!
    Daí o fato de a maioria estar sempre lutando contra a balança,pois estamos sempre exaustos demais para escolher ,picar e lavar ….
    O segredo mesmo é DEDICAÇÃO!

    Muito bom o post, quero dicas de procedimentos esteticos !!!!!
    bjsssss

  6. Amei!!!!!era tudo q estava precisando para continuar nessa luta q resolvi encarar depois de ter três filhos e estar vinte kilos acima do peso….ja consegui eliminar cinco kilos e a partir do mês q vem as crianças vão pra a escola e vou começar na academia….não vejo as hora de mandar esses quinze kilos para o espaçoooo!!!!!!!

    Bjs …..Dani

  7. Oi Diana, adoro seus videos, e principalmente os atuais em que vc fala… Adoro suas dicas são mto simples e práticas… Vou começar minha rotina de treinos tambem.
    Espero ter a mesma disciplina que vc tem. Eu tenho problemas com culotes, apesar de nao estar acima do peso. Mas vou seguir todas as suas dicas… Adoro seu blog, acesso sempre….Beijinhus fique com Deus

  8. Oi Diana, eu sou um pouco preguiçosa pra fazer exercícios , mas vi os seus pelo video e gostei, será que não tem como vc colocar por escrito no teu site, queria tanto que vc colocasse, amei o seu site, tenho 30 anos e tenho espinhas até hoje, meu problema é espinhas nas costas e não sei mais como tratar, se puder me ajudar. Meu nome é Arlete, sou do Paraná atualmente moro em Portugal com meu esposo e minha filha linda de 2 anos. Meu e-mail é arle_sms@hotmail.com. Deus te abençõe linda, bjsss

  9. Outro dia vir um video seu falando de exercícios, então sair do trabalho e ao chegar em casa disse com meu esposo: vou malhar ele começou a rir kk. Peguei um saco de arroz e fiz vários exercícios, mas não conseguir continuar por conta da correria, e dois dias depois meu corpo estava todo dolorido kkk. Olha aprendi muito principalmente tomar água agora já é de manha e ja estou no segundo copo é incrível depois q comecei a tomar água como as espinhas não aparecem com tanta frequência. A vc meu muito obrigado!

  10. Oi, ameiiii esse post.
    É incrivel como a vida e as tarefas do dia a dia, principalmente em casa vao nos tomando o tempo e as forças para fazer algum exercicio, mas confesso q esse video ja me ajudou. Tenho muita preguiça para fazer exercicios, sem contar q academia é caro.
    Gostaria de saber onde vc viu o programa que ensinam a fazer esses exercicios?
    Quanto a alimentaçao é uma nova rotina a se fazer e ter muita disposiçao.
    É isso ai…
    Bjus!!!

  11. oi diana mto legal as dicas!!gostaria de te perguntar qto tempo demorou pra vc ver os resultados dps de ter comecado a praticar esses exercicios!!ok bjs

  12. me identifiquei mto com vc pois a alguns anos sempre tive o mesmo peso e agora engordei 5 kls,mas estou gostando so nao posso engordar mais pois minha altura nao suporta rss,tenho 32 anos e ainda nao tenho filhos mas quero me cuidar sim,mto legal essas dicas que nos fazem enxergar que nao precisamos de aparelhos caros pra ficarmos com um corpo legal e sim o que realmente precisamos e tomar a decisao que queremos melhorar bjs!!

  13. Amei esse post e o vídeo tbém, eu já tinha visto vários vídeos no youtube sobre exercicios p fazer em casa mas nenhum me motivou tanto quanto o seu rsrsrsrs vc é muito determinada e eu quero essa determinção p mim rsrsrsrs, Diana eu resolvi q vou começar essa maratona p sair da minha zona d comodismo amanhã segunda-feira só q eu acho q eu ñ preciso procurar um profissional pq eu tenho 22 anos e começei a fazer ballet aos 7 anos aqui na escola de dança de Teresina/Pi e parei em 2005 fiz ballet durante 7 anos e era muito puxado e eu ainda tenho o corpo definido e sei varios alongamentos e exercicios q aprendi lá mas quero voltar a me exercitar, em fim, acho q ñ preciso procurar um profissional ñ, eu amei descobrir o seu blog, é maravilhoso e eu volto aqui p contar a minha experiencia cm os exercicios bjoss… ☺☺☺

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s