Qual é a sua ambição? A minha é o aprendizado.

Durante muito tempo, o dinheiro representou a maior ambição que uma pessoa poderia ter… Ele era o legado, a herança, o brasão e a dignidade de uma família.

Tenho dito, entretanto, seja nas mesas de bares e restaurantes com amigos, ou nas salas de reuniões e auditórios das empresas onde presto consultoria, que este é o tempo em que o dinheiro se mostra incapaz e limitado para dar respostas aos desafios mais complexos da atualidade.

Este é o tempo em que o mundo padece pela má-educação de uma geração que ainda polui os rios e não recicla seu lixo. Essa geração coloca filhos recém-nascidos em sacolas de plástico, imediatamente após o parto, parecendo fingir que aquela gestação (tampouco o filho) nunca existiu. E quando vão às festas, não se contentam em fumar/cheirar/injetar sua própria droga, mas se sentem no direito de aliciar outros jovens, para que andem em seu conselho ímpio, criando uma verdadeira “roda de escarnecedores” (Salmos 1).

Essa geração não conhece amizade, não honra seus pais, não presta reverência aos mestres na escola… muito antes pelo contrário: traem e machucam seus amigos, desonram seus pais pelo simples prazer de serem “cool”, ameaçam e chegam a matar os mestres nas escolas.

É uma geração que idolatra o dinheiro, mesmo que ele compre coisas que devido a uma vida vazia e sem sentido, não dá vontade ou prazer de usar quando se chega em casa. A melhor comida do restaurante gourmet não tem graça, o vestido caro direto das passarelas está com etiqueta e cheira a guardado até hoje.. é uma vida desgostosa e amarga por dentro.

Neste contexto, os desafios da atualidade são cada vez mais centrados na postura e comportamento das pessoas. E pessoas são tão complexas quanto os desafios, e precisam desejar ardentemente o aprendizado que as proporcione ser diferentes.

Não é à toa que observamos como a maioria dos problemas do mundo se resolveriam com boa vontade, mudança de mente e atitude renovada. Por isso sempre digo que um ser humano que aprende, vale mais do que todas as riquezas… no mundo, nas empresas, nas famílias, nos governos e em todos os lugares onde são as pessoas que tomam as decisões.E é engraçado notar como a gente vibra com o saldo da conta bancária, mas a mesma manifestação não acontece quando aprendemos algo novo, por menor e mais elementar que esse algo seja. E os filhos, por mimese, aprendem esse comportamento e crescem no mesmo caminho… Não gostam de estudar, não tem gosto ou prazer na escola, não tem paciência de ouvir um adulto que lhe queira transmitir qualquer conhecimento…

Penso que tudo se aprende. Lembro-me do Senhor falando com o povo de Israel em Isaías 1:17 “APRENDEI a fazer o bem…”, e também de Apóstolo Paulo se dirigindo aos Filipenses “APRENDI a viver contente em toda e qualquer situação”.

Vejam só: até pra fazer o bem a gente precisa aprender. Nossa natureza não é boa, e as inclinações do nosso coração podem se revelar as piores possíveis. Por isso devemos ter o aprendizado como ambição… porque até o bem que queremos fazer não habita em nós (Romanos 7:19).

Vamos aprender a aprender. E ensinar nossos filhos a vibrarem com sua capacidade de aprender, e não com sua capacidade de ganhar dinheiro. Largar de lado essa preguiça que nos separa do aprendizado, e fazer por ele 1/3 do que fazemos pelo dinheiro…

Anúncios

5 pensamentos sobre “Qual é a sua ambição? A minha é o aprendizado.

  1. Eu adoro quando voce toca nesse assunto,me dá tanto animo,ansia vontade mesmo de sair por aí,perguntando por que ,Porquê…Ler ,ouvir ,conhecer ,ver e sobretudo aprender…cada vez mais.
    Quero dizer que tenho muito prazer de ter contato direto com você,para que possamos trocar aprendizados.Bjooo

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s