Como anda sua motivação?

Depois que comecei a trabalhar como consultora, passei a compreender melhor o porquê de o assunto “Motivação” ser tão controverso na ciência e no mundo dos negócios . Não só pela experiência enquanto profissional que lida com pessoas 24 horas por dia, mas pelo formato de trabalho bastante característico da consultoria que se apóia na liberdade, criatividade e auto-gestão.

Como consultora, preciso ser gestora do meu tempo, das minhas rotinas, produtos e prazos que trato com os meus clientes… Preciso gerir também todo o meu processo de meditar, criar e desenvolver programas de Comunicação, capazes de falar intimamente (apelando para o coração e para mente) com o centro de minha metodologia de trabalho que é o indivíduo em seu contexto social.

E não importa em qual grupo de interesse este indivíduo se encontra – colaboradores, clientes, acionistas, executivos, comunidade, etc – tudo o que eu preciso agora é meditar e mergulhar em suas agendas (explícitas e ocultas) e compreendê-lo em sua totalidade e intimidade.

E eu sou como aquele trabalhador que pega o ônibus cedo, lotado e que faz a viagem espremido e desconfortável, e que quando chega na obra onde trabalha, não tem um chefe que lhe dê um tapinha nas costas e diga um “parabéns, você brilhou”. Esse trabalhador não tem platéia que entre com ele dentro do ônibus todos os dias, ou passe o dia todo ao seu redor batendo palmas de incentivo a medida que cada tijolo é assentado. E depois da obra, ele tem outro emprego, é entregador de pizza… arrebentado pelo cansaço, ele vara a noite em cima de uma moto, sem ter quem lhe demonstre solidariedade ou empatia.

E ele não se importa, e nem sente falta de nada disso porque a motivação desse camarada não está na obra onde ele trabalha, ou no bico que ele faz como entregador de pizza. A motivação dele está em casa. Ou numa foto guardada na carteira, que ele gosta de exibir para os amigos como o mais cobiçado troféu que um homem pode ganhar na vida.

Isso é motivação: o motivo que leva à ação. E motivo, gente… cada um tem o seu. Quantas pessoas reinvindicam o tapinha nas costas todos os dias na vida e no trabalho, sem fazer o cuidadoso exercício de listar seus motivos pessoais e genuínos que as levam a fazer qualquer coisa.

Muitas pessoas têm clamamado por motivação, quando motivos são tudo o que elas precisam. Os motivos são basilares como os princípios… são essas coisas que não estão aqui agora, mas que a simples lembrança delas faz valer a pena.

E a linda arte que persigo através da minha metodologia de consultoria é justamente essa: de apoiar o indivíduo na construção e na lembrança dos seus motivos, para que ele abandone a dependência de viver dos motivos que os outros dão pra ele.

Experimente materializar os seus verdadeiros motivos da maneira como puder: seja numa foto, numa música, ou num papel escrito a mão pregado na parede… um lugar onde você possa acessá-los rapidamente, para meditar e deles não se esquecer. Pode ser uma pessoa (ou várias), um projeto de vida pessoal ou uma viagem, não importa. Use de toda licença poética disponível, porque o motivo é todinho seu, e só seu 😀

Anúncios

4 pensamentos sobre “Como anda sua motivação?

  1. Sábias palavras, muitas vezes o ser humano espera ser elogiado mas não dá motivos. O pior é que quando alguém é elogiado, o próximo fica com inveja e deseja tudo de ruim ao inves de pensar no que precisa fazer para ser elogiado, sem tirar o tapete do outro, claro! Bj

  2. Ei Mauro! O elogio é consequência para as pessoas que fazem tudo na vida com base nos seus próprios motivos (que podem ser compartilhados por mais pessoas ou não).

    Penso que devemos buscar os motivos que nos levem a fazer tudo com esmero e excelência, ao invés de buscar o elogio em primeiro lugar.

    Obrigada pela contribuição e volte sempre! Tô gostando de falar com você por aqui 😉

  3. Excelente assunto Di para ser abordado.
    Amo fazer um desses motivos: olhar fotos sejam elas no trabalho, em viagens, com a família e reviver, sorrir junto com elas . E como anda minha motivação????? como você disse, cada dia tentando materializar mais motivos, para tê-la sempre comigo.

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s