A autocomiseração tem sido o seu atual estilo de vida? Pare de sentir pena de si mesmo.

Em algum momento da vida, é muito natural que determinadas frustrações venham nos visitar. Aquela oportunidade de emprego que a gente tanto queria, mas que foi tomada por alguém com melhor qualificação, a paquera com quem flertamos há tanto tempo, que simplesmente aparece com um novo amor sem quaisquer precedentes; a promoção que todos concordavam ser do seu merecimento, mas que foi concedida àquela pessoa que nem se esforçava tanto, e nem colecionava tantos méritos assim; todos sempre alcançam as melhores notas nas provas da escola, menos você… todos recebem elogios, menos você… tudo para os outros, nada pra mim.

Chega a ser inevitável pensarmos que estas coisas só acontecem com a gente, e que a postura mais plausível a ser adotada na vida é simplesmente esperar até que o próximo evento desta natureza aconteça… assim, a gente vai lidando com as tragédias sem grandes choques ou comoções. Em alguns casos, trata-se de um acontecimento único na vida, com data tão distante no passado, que às vezes é até difícil reconstituir os fatos… Não importa. É o suficiente.

Dentro de pouquíssimo tempo, sem que nem você mesmo realize, a condição de coitado, onde existe um misto de revolta, raiva, com autocomiseração e inveja; tomou conta de tudo o que você é. Todos já sabem quem você é: o coitado da família, o coitado da escola, o coitado do trabalho, o coitado do prédio…

Mas que delícia que é ser o coitado!! Me lembra do dia em que tive meu visto negado no consulado americano de SP, ou do dia em que a PUC me negou a bolsa de estudos… nas duas situações, sentei do lado de fora no meio-fio e chorei aquele choro quente e engasgado que só um coitado conhece! Todos os pensamentos de autocomiseração me passaram pela cabeça: Por que eu nasci pobre?? Todos vão para os EUA, menos eu!! Só eu que não o ganho o suficiente pra pagar a faculdade! Ah se isso fosse diferente! Ah se eu tivesse aquilo que fulano tem!!

É tão gostoso quando a gente vê que os outros sentem pena da gente, e se compadecem da gente… “Coitado de fulano… não conseguiu a bolsa!!” Semelhante àquela clássica cena da infância em que fazíamos o maior teatro na frente dos pais quando machucávamos (um raladinho de nada!), só pra ouvirmos a sentença mais prazerosa “Tadinho, gente!! Ele machucou!!”

Entretanto, numa coisa o coitado se engana… através de sua condição premeditada, ele pode fazer com que o mundo inteiro sinta peninha dele. Mas este mesmo jogo, não funciona no relacionamento com Deus. Inúmeras foram as vezes em que eu verdadeiramente achei que o Senhor fosse ter peninha de mim, que Ele passaria a mão na minha cabeça e diria “Coitada da minha filhinha… ela não consegue nada!! Morro de dó!!”

Mas definitivamente, o caráter do nosso Deus não é este! Ele vai além da nossa autocomiseração premeditada… O cuidado dEle se manifesta primeiramente em desejar que abandonemos esta condição degradante, que nos limita, nos aprisiona, e nos impede de vivermos a liberdade e plenitude que só existem no Seu Reino.

O Senhor jamais compactuará com qualquer condição que subjulgue ou humilhe um filho Seu. A palavra que Ele profere sobre nós é “LEVANTA-TE, ESFORÇA-TE, RESPLANDECE, SAI DO LUGAR QUE LIMITA A SUA VISÃO”.

Mesmo que tudo esteja dando errado, lembre-se de que não é na autocomiseração que as coisas vão começar a dar certo. Temos todo o direito de chorar, desabafar e colocar pra fora as nossas frustrações… mas que seja no altar de Deus,  onde podemos encontrar refrigério, consolo e ânimo! Este choro precisa nos revigorar e não nos destruir sucessivamente…

Não esperemos resultados diferentes, fazendo as mesmas coisas de sempre. Na maioria das vezes, a autocomiseração é uma forma velada de egocentrismo, e por estarmos tão centrados em nós mesmos e nas nossas feridas, estamos constantemente privados de ouvir à voz do Senhor… porque o “eu” abafa a voz de Deus.

Hoje é um bom dia para se auto-desafiar e fazer o compromisso de não permitir que as circunstâncias controlem a sua postura. Faça para o Senhor, e tenha a atitude que O agrada,  independente das circunstâncias. Porque as circunstâncias mudam a todo momento, mas nosso Deus é imutável.

Sobre estes anúncios

16 pensamentos sobre “A autocomiseração tem sido o seu atual estilo de vida? Pare de sentir pena de si mesmo.

  1. Você conseguiu descrever como eu me sinto as vezes, mas você está certa em tudo o que disse. Linda essa sua capacidade de percepção e expressão das coisas, linda essa maneira de servir ao Senhor e essa maturidade pra enxergar o que Deus mostra. Lindas palavras de sabedoria divina Di ;)
    Um grande beijo.

    • Ei Jessica! Fico feliz que tenha tido a oportunidade de refletir sobre o assunto… eu também me sinto assim às vezes :/

      Mas o amor de Deus nos encoraja a levantar, esforçar e resplandecer! Obrigada pelas palavras de carinho e apoio! Um super beijo pra você! =***

      • Eita, parece que vc escreveu td isso para mim, mais não quero
        ser mais essa coitadinha. Eu quero ouvir a voz de Deus e descobri
        que é o meu eu que tem abafado a voz do Senhor! Eu vou sair dessa
        eu creio em nome de Jesus!
        Obrigada Diana, Deus te abençoe!

  2. Muito bons os assuntos de hoje,(assedio sexual) e de ontem sobre( autocomiseracao)! me senti por diversas vezes impreterida, mas creio que nao tenha nada a ver com “pena de Mim Mesmo” sempre pedi muito a Deus que me ajudasse a perdoar aquele (a) que me colocou em situacao desconfortavel levando-me a chorar. Mesmo com toda essa situacao, nao deixei jamais de falar com pessoas em meu( ex servico), mostrando a elas, que Deus toma conta de nos, e que Nele nos podemos confiar. Por uma situacao tao desconfortavel que passei, saindo do servico triste, falando com Deus e chorando, lembro-me agora que por descuido, quase fui atropelada, mas… continuo a dizer: Deus, Nele nos,(voce) pode (podemos) confiar!

    Bjs

    • Ei Zu! Você tem razão… às vezes ficamos muito fragilizados com alguma situação, e acabamos nos esquecendo de confiar que Deus é que sabe de todas as coisas!

      Thanks for visiting! Um grande beijo!! =**

  3. Hoje acordei sem vontade de sair da cama com uma deprê horrível e mesmo na tentativa de ter um pensamento positivo e espantar a tristeza que me assolava não conseguia mudar esse sentimento… sem muitas pretenções vim fazer o que ultimamente tem me alegrado e descontraído mesmo escutando que eu seja fútil por isso,o que machucou muito o meu mais íntimo, de tal forma que sem suportar desabafei com Deus minha angustia e dor… bem enfim, sem delongas estava assistindo meus queridos tutoriais de ‘makeup’ e mesmo assim nada me animava mais e vi um video que não tinha nada a ver com meu interesse ,um de tendências de moda “5 tendencias para out/inverno” exitei em clicar mas meus olhinhos sempre voltava pra ‘quele video então pensei: Ah vou ver então dar uma chance pra essa mocinha…”
    Abençoado click, abençoado video, abençoada seja você!
    Então continuei assistindo os demais videos e a forma com que você os apresentava e a mensagem que deixava despertou meu interesse por saber mais de você , quem é formada em quê, tem blog? como ela pensa… então vim parar aqui…
    E principalmente em um texto maravilhosamente ”feito para mim” :D
    A forma como você analisa e transmite a palavra me ajudou de tal forma a repensar meu ponto de vista sobre mim mesma e sobre os outros …
    Parabéns não pare de postar, e gostaria de seguir o seu blog.

    Bjo

  4. Ei Daniella! Primeiramente, seja muito bem-vinda ao blog!

    Fiquei muito emocionada com seu comentário, por ter visto tanta sinceridade nas suas palavras!

    Não sei pelo que exatamente você tem passado, mas o Senhor o sabe, e isso já é o suficiente! Louvo a Deus por ter te alcançado, e oro pra que você tenha experiências muito íntimas e profundas com Ele.

    No mais, fique aqui com a gente, e faça deste espaço um lugar para meditar, se divertir e encontrar aquele ânimo que às vezes nos falta!

    Um beijo muito carinhoso no seu coração, e espero ver você sempre por aqui! Muito obrigada pela visita! A paz! =***

  5. Estava procurando o significado desta palavra “autocomiseração” porque ouvi uma pessoa que estava orando por mim para ser curada de autocomiseração, então fui ao fundo para saber o significado,e lendo o que vc escreveu pude perceber o quanto eu sinto pena de mim mesma, e vejo tudo que deu errado até hoje na minha vida. Sempre quis que as pessoas tivessem pena de mim e sempre passassem a mão na minha cabeça, sempre procurando chamar a atenção pra ter as pessoas ao meu lado sempre se importando comigo. AUTOCOMISERAÇÃO é um problema grave, preciso da graça do Senhor pra me libertar disso. obrigada querida Deus continue te usando muito

  6. Olá Diana,
    vim parar no seu blog através de uma pesquisa no GOOGLE sobre o que é autocomiseração, parabens mesmo suas palavras expressaram muito bem o que nós passamos as vezes. A autocomiseração é um mal que devemos ser libertos(eu to no processo da libertação), achar que somos os filhinhos do papai. Me lembro de Elias que tava todo COITADINHO, quando DEUS virou pra ele e disse pra ele sair da caverna pois havia mais 7,000 igual a ele.

    Que o Senhor continue te usando e se revelando cada dia mais a Ti!
    A Paz!

  7. N t conheco+sei q vc conhec o nsso unic Sr e q Ele se faz present em sua vid em suas palavrs
    Contnue dxand o Sr t usar
    Ha mtos perdds no mund precisand ouvir palavrs verddeiras d bom animo d boa fe
    E vc es1pssoa q tens1dom maravlhoso q eh expressar a verdd em escrita
    Mtos n valorizam est dom+eu sei q esse dom vem d Deus
    Td q li a rspeit d seu comentario foi por acaso+me encontrei c meu passad pois eu era assim+n conhecia Deus
    e qdo eu o conhec Ele mud minh vid e aprend q temos q qrer mudar tbm!
    Fiq c Deus

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s