Receita infalível para uma pele jovem, linda e saudável: ir ao dermatologista e seguir todas as suas prescrições.

Quem nunca se rendeu à tentação de experimentar receitas de beleza esdrúxulas, extraídas da internet (ou de qualquer outra fonte não muito confiável) … que atire a primeira pedra!

Fale a verdade: você nunca fez aquele ritual depurativo com limões, ou a “leve” esfoliação no rosto com açúcar cristal e mel…? E as receitas com abacaxi, Hipoglós e feijão branco pra clarear manchas de acne e sol? Técnicas com agulhas para espremer espinhas com sucesso!?

Bom, se isso te consola: eu já pinguei própolis em concentração altíssima diretamente numa espinha há uns dois anos, e os resultados não poderiam ter sido mais desastrosos: 1) A região do meu rosto por onde a própolis escorreu ficou verde, e NADA no mundo fazia a mancha verde sair. (daí procurei outra receita caseira pra fazer a mancha verde sair, mas não achei.rss), 2) Tive uma alergia/irritação no local, que deixou minha bochecha inchada e empolada… e VERDEEE! Ou seja: passei por uma metamorfose alienígena por causa de uma espinha.

Por que somos assim?? Estamos sempre nos auto-medicando, experimentando coisas que deram certo nas outras pessoas sem qualquer orientação médica, colocando a saúde em risco pela promessa do milagre… inventando procedimentos estéticos dentro do banheiro, misturando produtos… Meu Deus, eu era assim! rssss (já fiz isso até com produtos de limpeza pra criar uma fórmula perfeita que deixaria os banheiros brilhando! Conclusão: quase criei uma arma química nuclear e tive que sair de casa correndo porque não conseguia mais respirar…………)

É muita falta de noção somada a um excesso de auto-confiança. Inclusive, nessa brincadeira de esfoliação, já quase provoquei uma semi-queimadura no rosto. Cheguei ao consultório com um lado do rosto todo vermelho, a ponto de nem a dermatologista conseguir acreditar que eu havia feito aquilo em mim mesma. #autoflagelo

A era da hiper-informação fez de todos nós grandes produtores de conteúdos dos mais diversos assuntos. De repente, todo mundo virou médico. O Google suplantou os consultórios.

Por isso hoje quis trazer alguns pontos sobre cuidados com a pele, para quebrar esse paradigma da auto-medicação-prescrição. Existem sim rituais e hábitos em geral que são praxe e dispensam uma consulta com um especialista: tratam-se de princípios universais aprendidos nas aulas de biologia da escola. Em contrapartida, não podemos desprezar as sérias consequências que podem estar envolvidas nas receitas do dr. Google.

Seguem então três dicas seguras e confiáveis para o cuidado com a pele:

1) PROTETOR SOLAR: Dizem que a mulher brasileira é uma das mais vaidosas do mundo. Está sempre bem arrumada e radiante. Entretanto, muito me admira que a mulher brasileira, habitante de um país tropical, ainda não tenha se convencido definitivamente da importância do protetor solar. Digo isso por mim: levei anos para aderir ao protetor solar como o mais SUPREMO cuidado com a pele. Já joguei dois protetores no lixo, lacrados, com validade vencida…. nunca foram usados. Hoje? Se eu vou no portão atender à campanhia, eu passo protetor solar.

2) HIGIENE DA PELE COM PRODUTOS PARA SEU TIPO DE PELE: Removedor de maquiagem (demaquilante) e sabonete PRÓPRIO para seu tipo de pele. A marca pode ser a mais cara e chique do mercado: se não for próprio para seu tipo de pele, não compre. Principalmente se sua pele for oleosa com tendência a acne, como é o caso da minha. Sabonete comum não remove maquiagem, principalmente na região dos olhos. Por isso, use um demaquilante eficaz pra evitar de ficar esfregando o rosto com o sabonete na esperança de que a maquiagem vai sair.

3) CONSULTE UM DERMATOLOGISTA REGULARMENTE: Faça uma lista das dúvidas, desconfortos e preocupações que você tem em relação à sua pele e leve para o consultório. Questione seu dermatologista ponto-a-ponto, e aguarde até que ele ache conveniente prescrever alguma coisa para sua pele. Dessa maneira, você evita gastar dinheiro, tempo e energia em “receitinhas” que não tem eficácia comprovada, e que podem causar danos à sua saúde. Em algumas situações, as receitinhas nos trazem problemas e transtornos que antes não tínhamos… e daí bate aquele arrependimento “pra que eu fui mexer com isso”?

Recaptulando: Se você usa protetor solar e higieniza sua pele com os produtos certos para seu tipo de pele, você já está no caminho certo. Qualquer coisa ALÉM disso que você queira fazer, não invente moda: consulte um especialista.

Fica a dica ;)

About these ads

6 comentários sobre “Receita infalível para uma pele jovem, linda e saudável: ir ao dermatologista e seguir todas as suas prescrições.

  1. Amada fui na sua dermatologista e ela me contou esta historia q vc chegou la com o rosto empolado e mais falou q vc tem a foto com o rosto empolado quero ver em kkkkk bjssssssssss

  2. Adorei!!! Mas uma visitinha a estetista tb vale a pena!!! Uma limpeza de pele c certeza vai deixar os poros desobstruidos, sem impurezas pronto p que seus produtos de uso diário tenham um melhor resultado!

  3. Uma alimentação saudável tb está incluida no pacote….. dormir cedo..não abusar do cigarro, sol….alcool…. e uma boa higiene ….tudo contribui para uma cutis linda….

  4. quero saber como eu faco pra tratar meu,rosto pois ele esta todo empolado porque lavei com dabonete protex,o q eu faco pra tirar esse empolado… Porfavor me responda

Deixe um recadinho =)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s